É professor(a) da Educação Básica e tem interesse em se aprofundar e desenvolver práticas que se baseiam na perspectiva étnico-racial e nos projetos de vida dos estudantes?Arraste para o lado!
A formação integral considera o estudante em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural.
Assim, é necessário oferecer condições para que eles conheçam quem são, acreditem em si e possam fazer projeções para o futuro.Esse entendimento, no entanto, apresenta uma questão importante.
Como ocorre a construção das identidades em um país que, historicamente, negou às populações negras e indígenas a possibilidade de olhar para si, para a própria história e para sua ancestralidade?
É fundamental que o autoconhecimento sejadesenvolvido de modo intencional e incentive os estudantes a se valorizarem e a confiarem em si, ainda que vivenciem situações adversas.
Mas como trabalhar com essas questões em sala de aula?O curso Cartografias: projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais é uma oportunidade para professores de todas as áreas do conhecimento interessados em promover o desenvolvimento integral de seus alunos.
A nova formação do iungo é correalizada com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Apresentareflexões e práticas que apoiam os estudantes na construção de suas identidades e projetos de vida, alémpromover a autoria docente.
O curso é gratuito, on-line, autoformativo e recomendado para todos os professores da Educação Básica.