Há um ano, em agosto de 2023, um grande evento em Manaus (AM) lançou o programa Itinerários Amazônicos, que desenvolve materiais pedagógicos e realiza formação de professores.

O programa foi construído de forma colaborativa, de acordo com as necessidades, a diversidade e a realidade dos territórios e redes de ensino de oito estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

Desde o lançamento,  33 mil professores já foram alcançados pelas ações de formação continuada e 40 módulos de material pedagógico foram construídos em conjunto por profissionais e jovens amazônidas, educadores, especialistas e equipes das redes de ensino.

Os conteúdos oferecidos pelo programa abordam, por exemplo, a constituição dos povos e suas culturas, emergências climáticas e o racismo ambiental, entre outros, sempre em inter-relação com os projetos de vida dos estudantes.

Não existe, no Brasil e no mundo, programa semelhante e com o mesmo potencial de impacto. A iniciativa já foi mencionada em relatório elaborado para a UNESCO pelo especialista Phil Lambert, uma das maiores referências em currículos do mundo.

“O programa está entre os 5 estudos de caso de boas práticas de educação em mudança climática no mundo. Os professores têm boa formação e também são considerados o bem-estar e o desenvolvimento de competências dos estudantes”  Phil Lambert, especialista em currículos e consultor para a UNESCO

A união entre educação e desenvolvimento sustentável é possível pelo trabalho conjunto, pela formação e apoio aos professores.  Abaixo, alguns educadores que trabalham os conteúdos do programa em sala de aula:

Luaira Gomes, bióloga e professora na rede de ensino do Acre

Patría Helena, professora de Ensino Médio na Ilha do Marajó 

Marcelo Pedroso, professor da rede estadual em Belém (PA) 

Para nós, esse conhecimento tão valioso é um bem público. Por isso, o acesso a todos os materiais é gratuito. Qualquer professor, de qualquer lugar, pode acessar. Conheça:

itinerariosamazonicos.org.br

Conhecer é essencial para cuidar, respeitar, proteger, desenvolver e conservar.