Você sabia que o Cerrado também está presente na Amazônia Legal, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins?

Ele também é o segundo maior bioma do país, responsável por 25% do território brasileiro. Além dos recordes consecutivos de incêndios, o Cerrado é considerado o ambiente mais ameaçado pelo desmatamento em 2024*. *Revista científica BioScience

O programa Itinerários Amazônicos aborda, em seus materiais pedagógicos, a biodiversidade e os diferentes ambientes que compõem a região amazônica, a exemplo do Cerrado.

A iniciativa disponibiliza gratuitamente materiais pedagógicos para os itinerários formativos do Ensino Médio e realiza formação continuada junto aos educadores das secretarias estaduais parceiras do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins para implementação nas escolas.

Neste mês, nossa sugestão é o módulo “Amazônias e suas origens”, que faz parte parte da unidade curricular “Biodiversidade amazônica: das origens à ocupação humana”, da área de Ciências da Natureza. Confira o conteúdo dele 

Seta

Carga horária sugerida: 20 horas Neste módulo, os estudantes analisam as diferentes Amazônias, a partir da pesquisa sobre a a história das paisagens locais, para entender a importância da biodiversidade no território.

Na pesquisa, os jovens conhecem diferentes ambientes existentes na Amazônia, como: Cerrado Tepuis Mata de terra firme Mata de várzea Mata de igapó Manguezais Pradarias Lagos

Os estudantes têm contato com conhecimentos de geologia, genética e as técnicas de datação molecular. Assim, compreendem como o DNA pode fornecer informações sobre a origem e a evolução das espécies.

Os materiais são gratuitos e você pode decidir a melhor forma de trabalhar com as suas turmas. Para saber mais e fazer o download dos conteúdos, é só acessar:

itinerariosamazonicos.org.br

Seta

Conhecer é essencial para cuidar, respeitar, proteger, desenvolver e conservar.