TRANSFORMAR, COM OS PROFESSORES,
A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Acesse as formações continuadas e os cursos gratuitos do iungo para educadores

Planos de aula gratuitos, livros digitais, vídeos e muito mais para os educadores

Somos o iungo, um instituto que acredita no poder transformador da educação. Para nós, a educação integral passa necessariamente pelo fortalecimento dos professores. Conheça nosso trabalho!

Imagem com desenho de um rosto de perfil e uma lâmpada acessa

Formação de professores e gestores escolares

Imagem com desenho de uma casa

Material didático e inspirações para os educadores

Pesquisas acadêmicas sobre o trabalho docente

Imagem com o símbolo de aspas em rosa.

O que dizem professores, gestores
e parceiros sobre o iungo

Ulisses Araújo professor doutor da Universidade Federal de São Paulo em depoimento

Professor Dr. Ulisses Araújo

Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP
A importância do que está acontecendo na parceria com o iungo é fortalecer as relações entre a universidade pública e os professores da Educação Básica
A professora Kelly Couto sorrindo

Kelly Couto

Vice-diretora do Colégio Estadual Anna Junqueira Ayres Tourinho, de São Francisco do Conde (BA) e residente iungo 2021
A Residência iungo foi um divisor de águas porque sistematizou nossa metodologia. Também fortaleceu a auto-estima dos professores, que puderam ensinar o que sabiam aos colegas.
Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação do Amazonas.

Kuka Chaves

Secretária de Estado de Educação do Amazonas. O estado é parceiro do iungo no programa Nosso Ensino Médio.
Em se tratando de Formação de Professores, é relevante ressaltar o quão significativos foram os momentos oportunizados pelo iungo, em especial à realidade amazônica, frente aos novos desafios do Ensino Médio.
Neca Setubal, presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal e co-financiadora do programa Itinerários Amazônicos.

Neca Setubal

Presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal
Começar uma iniciativa, junto com o iungo, pela educação na Amazônia foi um passo muito importante em 2021. As juventudes brasileiras merecem uma escola que faça sentido para suas vidas e para um mundo mais digno e sustentável. Espero ver florescer, nos próximos anos, o resultado da nossa parceria de maneira que escolas de todo o Brasil sejam inundadas de Amazônia.
Uma mulher, Tatiana Camargo e um homem, Darley Leal em foto para depoimento sobre a Residência iungo

Tatiana Camargos e Darley Leal

Dupla integrante da Residência iungo para Educadores 2020.
A Residência iungo é uma formação com múltiplas conexões: o estudo e a pesquisa, a potência da interação com colegas, a partilha generosa de ideias e experiências, a oportunidade da criação. Tudo isso nos motiva a repensar nossos projetos de vida e propor novas ações para as escolas onde atuamos.
A professora de filosofia e aluna da Aprendizagem Criativa, Marília Barbosa

Marília Barbosa

Professora de Filosofia da Escola Estadual Professor Alisson Pereira Guimarães de Belo Horizonte (MG) e aluna da especialização em Aprendizagem Criativa oferecida em parceria com a PUC Minas e a SEE-MG.
A especialização Aprendizagem Criativa do Instituto iungo em parceria com a SEE-MG tem nos possibilitado a formação que os novos tempos exigem: metodologias ativas colaborativas e competências ligadas a tecnologias várias, o que para muitos profissionais da rede pública é um grande desafio.
O diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE-MG, Weynner Lopes.

Weynner Lopes

Diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE-MG.
O programa Aprendizagem Criativa foi construído a várias mãos e customizado para a realidade do estado e as peculiaridades de cada região. Ele se adequou ao nosso currículo de referência e às nossas diretrizes para o desenvolvimento dos profissionais. Tenho certeza de que ainda vamos formalizar novas parcerias para alavancar os resultados da educação em Minas Gerais.
O Professor de Linguagem da E.E.M. Elfrida Cristino da Silva (Itajaí - SC) e participante das trilhas formativas oferecidas em parceria com a SED-SC, Adriano Salvi.

Adriano Salvi

Professor de Linguagem da E.E.M. Elfrida Cristino da Silva (Itajaí – SC) e participante das trilhas formativas oferecidas em parceria com a SED-SC.
As trilhas formativas auxiliam o meu trabalho e a pensar a educação como um processo mais amplo, transdisciplinar e efetivo em relação aos resultados. Também me desafiam a inovar e buscar estratégias e soluções para o fazer pedagógico, além de ampliarem o meu repertório e aprofundarem temas de meu interesse.
A Coordenadora Pedagógica na E.E.B. Ruth Lebarbechon (Município de Água Doce, Joaçaba – SC) e participante das trilhas formativas oferecidas em parceria com a SED-SC, Rosana Marcolino.

Rosana Marcolino

Coordenadora Pedagógica na E.E.B. Ruth Lebarbechon (Município de Água Doce, Joaçaba – SC) e participante das trilhas formativas oferecidas em parceria com a SED-SC.
A formação tem propiciado reinventar nossas práticas frente aos desafios da implantação de um novo sistema de ensino pautado no desenvolvimento de novas aprendizagens e conhecimentos. Sou grata por participar dessa construção a muitas mãos, fortalecendo a cultura de corresponsabilidade no cenário mais importante: a escola.
Anterior
Próximo

Nossos Mantenedores