Cecília Meireles

Cecília Meireles
(1901-1964)

 

Cecília Meireles nasceu no Rio de Janeiro (RJ), foi poeta, ensaísta, cronista, tradutora, educadora. Desde o ensino fundamental era um destaque na escola, onde escreveu seus primeiros versos. Aos dezesseis anos, já passou a lecionar. Seu primeiro livro de poemas, Espectros foi publicado em 1919. Em 1932 assinou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que defendia a escola pública, gratuita, laica e obrigatória. O objetivo era proporcionar o desenvolvimento integral dos estudantes, com autonomia, igualdade de gêneros e fortalecendo o direito de todos à educação. Foi Cecília Meireles quem organizou, em 1934, a primeira biblioteca infantil do Brasil, no Rio de Janeiro.

Sua poesia foi traduzida em variados idiomas e são muitos os prêmios recebidos ao longo dos anos: Prêmio de Poesia Olavo Bilac (1934), da Academia Brasileira de Letras, pelo livro Viagem; Prêmio Jabuti de Poesia (1964), pelo livro Solombra; e Prêmio Machado de Assis (1965), também da Academia Brasileira de Letras, um reconhecimento póstumo pelo conjunto de sua obra, são alguns deles.

A editora responsável pela publicação de sua obra no país mantém um blog em que disponibiliza conteúdos como entrevistas, críticas literárias e vídeos relacionados a ela.