A participação da família e de moradores do entorno da escola impacta o aprendizado de crianças e adolescentes?

Comunidade escolar é o tema do terceiro episódio do podcast ‘Vamos falar de escola?’

Já ouviu falar sobre Comunidade escolar? O termo define a escola como um espaço formado por alunos, professores, gestores e outros funcionários, e também pelos pais, responsáveis e a comunidade local. A participação das famílias na escola, bem como a integração com os demais moradores do bairro é fundamental para uma escola inclusiva, democrática e de qualidade. Esse é o tema do terceiro episódio do podcast ‘Vamos falar de escola?’, produção em parceria entre o Instituto iungo e a rádio Itatiaia. O apresentador da Itatiaia, João Felipe Lolli, e o presidente do iungo, Paulo Andrade, na co-apresentação, recebem Simone Cristina Ribeiro, diretora da Escola Municipal Urcino do Nascimento e professora da Rede Municipal de Nova Lima (MG) para abordar o assunto.

Em 2023, Simone participou de uma das formações do iungo, a Residência EntrePares. A partir disso, elaborou e colocou em prática o Projeto Florescer, no mesmo ano. Realizado nos sábados letivos previstos no calendário escolar, foram propostas atividades que envolvessem os estudantes e as respectivas famílias. “Foi uma forma de aproximá-los da realidade da instituição e mostrar que a relação escola x família deve ir além de ensinar o dever de casa. Mais da metade das famílias aderiram às atividades”, explica Simone. 

O Projeto Florescer fortaleceu não só o vínculo com os pais; o trabalho trouxe outra perspectiva para a equipe docente da instituição. A escola Urcino do Nascimento fica na regional noroeste da cidade de Nova Lima, distante da área central da cidade, além de uma urbanização recente. Nem todas as ruas são pavimentadas, ou seja, há muita poeira. A dificuldade de acesso resultava em uma baixa permanência de profissionais na escola e um fluxo instável de estudantes matriculados. Segundo Simone, com a realização do Florescer, as mudanças já começam a ser vistas.   

Mulher parda, de cabelos pretos lisos, óculos de grau sorrindo.
      Simone Ribeiro

“A equipe docente de 2023 permaneceu para 2024, por se sentirem pertencentes e mobilizadores na comunidade escolar.” 

 

Não perca os próximos episódios dessa 1ª temporada! Você pode ouvir pelo Spotify, Deezer, Amazon e nas demais plataformas de áudio. A programação também ficará disponível no site – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/. A periodicidade é quinzenal e indicada para todas as idades.  

O podcast ‘Vamos falar de escola?’ é uma parceria do Instituto iungo com a rádio Itatiaia, maior grupo de comunicação de Minas Gerais e a rádio mais ouvida do Brasil (Kantar IBOPE Media), para ampliar o alcance da mensagem pela valorização da educação de qualidade e dos profissionais que a transformam todos os dias em sala de aula.