iungo Convida – Nosso programa de lives

Autoria: Iungo | Data:

De abril a julho de 2020, em toda primeira segunda-feira de cada mês, promovemos um bate-papo ao vivo sobre diversos temas atuais e relevantes para os educadores, com convidados mais que especiais. Agora, as lives acontecem em datas especiais. Inscreva-se no canal do Instituto iungo no YouTube, assista às lives que já aconteceram e não perca as próximas!

Nossas lives são acessíveis em Libras




19/10 – Das 18 às 19h

Nosso iungo Convida do mês dos professores será sobre literatura infantil


Outubro está sendo super especial no iungo! Dedicamos este mês a vocês, professoras e professores, e ao tema Comunidades de Aprendizagem. Uma de nossas ações foi a distribuição de 400 kits de livros infantis para os seguidores das nossas redes sociais, contendo dois exemplares cada. “O pato que descobriu quem era”, obra presente no kit, conta a história do pato Fred, que morava no pátio de uma escola e tinha muitos amigos e amigas. Sua vida corria às mil maravilhas, até que ele teve uma notícia grandiosa sobre si mesmo. A partir dessa situação, o texto apresenta às leitoras e leitores as indagações: o que você faria se descobrisse que não é quem pensava ser? Como será que o pato Fred lidou com a novidade? E seus amigos, o que pensaram?

Na próxima segunda, teremos mais uma ação especial do mês dos professores, trazendo de volta o iungo Convida, com Ana Paula Sefton, autora do livro, e Taís Russo, pedagoga. Nesta edição do programa de bate-papos ao vivo sobre temas relevantes e atuais na educação, as convidadas conversarão sobre a convivência das crianças com as diferenças na escola, além de darem dicas de como usar o livro como material de diálogo sobre diversidade nas aulas. 

Ana Paula Sefton é Pedagoga e Mestra em Educação e Relações de Gênero e Sexualidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Sociologia da Educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Tem mais de quinze anos de experiência em Educação, inclusive como professora e coordenadora pedagógica. É autora de livros infanto-juvenis, como  “O Pato que Descobriu quem Era” e “Meninas Incríveis”, ambos pela editora Pólen (atual editora Jandaíra), e de livros técnicos da área da educação. Atua como consultora de educação para instituições de ensino e empresas/organizações que tem o campo educacional como foco de desenvolvimento. 

“Por meio de livros, podemos ampliar nossa forma de pensar e de nos relacionar, principalmente quando os focos são autoconhecimento, empatia, empoderamento, consciência crítica e convivência com a diversidade”, afirma a autora.

A nossa segunda convidada, Taís Brasil Russo, é pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Educação Infantil pela mesma universidade. Possui uma vasta experiência em sala de aula, atuando como professora de educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais). Atuou como coordenadora pedagógica e atualmente está à frente da direção pedagógica da Escola Amigos do Verde de Educação Infantil.

Inscreva-se e conheça as novidades e os conteúdos em primeira mão

Quer ficar por dentro do que acontece no iungo? Faça seu cadastro e receba a newsletter com nossos eventos e projetos.