O programa Itinerários Amazônicos nasceu para povoar as escolas de Amazônia! Ou seja, busca promover a Amazônia – em sua complexidade ambiental, social, histórica, cultural e econômica – nos currículos brasileiros.
Nesse sentido, a iniciativa oferece formação de professores e 15 unidades curriculares para os itinerários formativos dos currículos de Ensino Médio. O material gratuito está sendo utilizado por professores e por gestores escolares, no trabalho de aprofundamento nas áreas do conhecimento e Projetos de Vida.
ACESSE!Para povoar as escolas de Amazônia, o programa traz quatro temáticas transversais:
- Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia (Ecossistemas e questões socioambientais; Dinâmicas urbanas, impactos socioambientais e desmatamento; Mudanças climáticas).
- Geopolíticas da Amazônia (A região amazônica na globalização; Mobilidades e fluxos nas áreas de fronteira da Amazônia; Movimentos sociais e ativismos na Amazônia).
- Identidades e culturas da Amazônia (Manifestações artístico-culturais; Populações e diferentes modos de vida na Amazônia; Juventudes amazônicas).
- Economias da Amazônia (Diferentes formas de organização do mundo do trabalho na Amazônia; Atividades econômicas e os trabalhadores da Amazônia; Bioeconomia e Amazônia 4.0: tecnologias, inovação e empreendedorismo).
Como o material foi produzido?
Uma equipe multidisciplinar de mais de 120 pessoas produziu o conteúdo, dentre especialistas, representantes das secretarias de educação parceiras, educadores e jovens amazônicos, sendo quase metade vindos da Amazônia Legal. Portanto, traz a visão e diversidade de representas da região para o programa.
Como está chegando às escolas?
Desde abril de 2023, o programa realiza formação docente para redes estaduais de ensino parceiras que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Roraima.
Além disso, todo o conteúdo está disponível gratuitamente para qualquer professor, escola ou rede de ensino interessada.
Quem realiza e investe no programa?
O programa Itinerários Amazônicos é uma realização conjunta do Instituto iungo, do Instituto Reúna e da rede Uma Concertação pela Amazônia.
Tem como parceiros o BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e o patrocínio da Vale.