Governo de Minas e Instituto iungo celebram conquistas da parceria para a formação de professores do estado

O governador Romeu Zema e a presidente do Instituto iungo Maria Fernanda Menin Maia participaram do evento em homenagem aos educadores

No dia 24 de novembro, professores e gestores escolares da rede estadual mineira foram recebidos na Cidade Administrativa pelo governador Romeu Zema e pela secretária de educação, Julia Sant’Anna, contando, ainda, com a presença da presidente Maria Fernanda Menin Maia e do diretor Paulo Andrade do Instituto iungo.

O propósito do encontro foi valorizar os professores e celebrar a parceria do governo mineiro com o Instituto iungo para ações de desenvolvimento profissional de educadores, que irá alcançar mais de 70 mil profissionais nos próximos anos. Foram convidados os docentes que estão se formando na pós-graduação em Aprendizagem Criativa, ofertada pela PUC Minas, pela Secretaria de Educação de Minas Gerais e pelo Instituto iungo.

Saudando os educadores, o governador Romeu Zema lembrou a importância da formação docente. “A preparação dos professores é muito importante, e é o que estamos fazendo aqui. Quero dar os parabéns a todos que participaram e estão se formando. Que seja a primeira leva de muitos. Agradeço também ao Instituto iungo pelo apoio que tem nos dado e tenho certeza que, com todas essas ações em conjunto, teremos uma educação melhor em Minas”, disse o governador.

No evento, foi oficialmente anunciada a oferta da formação gratuita “Nosso Ensino Médio” para mais de 70 mil profissionais da educação do estado, resultado da parceria entre o Governo de Minas e o iungo. Sem qualquer custo para o poder público, o programa visa apoiar a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio.

Já foi iniciado com nove webinários que, somente na audiência ao vivo, alcançaram mais de 3 mil educadores cada, além de dezenas de milhares de visualizações posteriores, mostrando que o tema é importante para os professores. No próximo ano, o programa chega às escolas com mais intensidade por meio de formações, com, no mínimo, 40 horas de duração, pensadas especialmente para professores ou lideranças escolares.

“Nossa parceria é fruto da crença de que as transformações na educação passam pela atuação imprescindível dos professores e gestores escolares. Nesse sentido, se desejamos promover o desenvolvimento integral de todos os estudantes mineiros, é essencial investirmos na formação continuada desses profissionais”, explicou Paulo Andrade.

O encontro celebrou, ainda, a formatura de 42 educadores de escolas estaduais na pós-graduação em Aprendizagem Criativa, oferecida pela PUC Minas, pela Secretaria de Educação de Minas Gerais e pelo Instituto iungo. O diretor do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, que prestigiou o evento, representando o reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e revelou que “é um orgulho ver que o desenvolvimento profissional dos docentes que fizeram a especialização já impacta escolas públicas, especialmente em um momento tão desafiador para a educação devido à pandemia”.

É a primeira turma que termina a pós-graduação em Aprendizagem Criativa, e a outra turma finalizará a especialização em 2022. O objetivo do curso é repensar a prática escolar e transformar o ensino criativamente. Os educadores formados são professores e gestores de sete escolas estaduais de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Nos últimos 18 meses, os grupos de cada escola desenvolveram projetos pensados a partir de situações reais, conectando a sala de aula com a formação. O curso também parte de um olhar em profundidade para o aluno e para o currículo da rede, além do uso de metodologias ativas de aprendizagem.

Outra premissa da formação é desenvolver os profissionais da educação para que promovam o trabalho colaborativo da equipe docente das escolas em que atuam, facilitando a disseminação do conhecimento e a implementação de soluções inovadoras para desafios concretos. Assim, há um legado sustentado e um ganho para toda a escola, e não só para as duplas ou os trios de educadores que passaram pela pós-graduação.

A professora Carmélia Lima, da Escola Estadual Ricardo de Souza Cruz, recebeu o diploma representando os colegas na cerimônia. “Só tenho a agradecer a oportunidade. Eu entendo que, se os professores são valorizados, instruídos e motivados, isso vai refletir no aluno. Valorização inclui a percepção do nosso papel e das nossas possibilidades de transformação. O curso permitiu essa vivência concreta de desenvolvimento”, conta Carmélia.

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Sobre o Instituto iungo
O Instituto iungo foi criado, em 2020, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil. A palavra iungo, em latim, significa reunir, atrelar, unir aos pares – conjunto de sentidos que pauta sua atuação. Conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação em programas de formação continuada e de produção de conhecimento é a forma do iungo fortalecer o trabalho realizado pelas redes de ensino brasileiras. A principal meta do trabalho coletivo é possibilitar que os educadores renovem e aperfeiçoem suas práticas pedagógicas, de forma que possam promover, cada vez mais, o desenvolvimento integral dos estudantes. Saiba mais em www.iungo.org.br.

Sobre o Nosso Ensino Médio
Lançado em 2021, o Nosso Ensino Médio é um programa gratuito de formação continuada de professores e de gestores escolares. É uma iniciativa do Instituto iungo, do Instituto Reúna e do Itaú Educação e Trabalho, que tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento profissional dos educadores e apoiar a implementação dos novos currículos do Ensino Médio. Saiba mais em www.nossoensinomedio.org.br.