Projetos de vida são um dos eixos centrais da Base Nacional Comum Curricular. Eles aparecem como um propósito da educação, já na introdução da BNCC:
Ao se orientar para a construção do projeto de vida, a escola que acolhe as juventudes assume o compromisso com a formação integral dos estudantes, uma vez que promove seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida.
Porque é direito de cada estudante construir (e colocar em ação) seus projetos de vida. Ou seja, é propósito da educação que cada pessoa se desenvolva para uma vida plena de possibilidades e oportunidades, no presente e no futuro.
E qual é o papel do professor no desenvolvimento dos projetos de vida dos alunos? O que define o conceito de projetos de vida na educação? Como os projetos de vida podem ser trabalhados na escola de maneira integrada ao currículo?
A gente sabe que esse é um desafio para você, que está nas salas de aulas todos os dias. Por isso, disponibilizamos o download gratuito do livro “Projetos de Vida: Fundamentos Psicológicos, Éticos e Práticas Educacionais”, de Ulisses Araújo, Valéria Arantes e Viviane Pinheiro, pesquisadores da USP e grandes referências no assunto.
Baixe o livro!