Outubro no iungo: mês dos professores e das Comunidades de Aprendizagem

Autoria: Iungo | Data:

“iungo” quer dizer conexão. Acreditamos que, nos aprendizados construídos coletivamente pelas educadoras e educadores, encontram-se os caminhos para as transformações que precisamos e queremos fazer na educação brasileira. E em outubro, mês dos professores, queremos estar ainda mais próximos de todas e todos vocês, saber o que acontece de especial nas comunidades de aprendizagem espalhadas pelo país e aprender com suas experiências.

Mas, quando falamos de “Comunidades de Aprendizagem”, do que exatamente estamos falando?

“Uma comunidade profissional de aprendizagem pode ser definida como um grupo de pessoas compartilhando e se interrogando criticamente sobre sua prática de modo contínuo, reflexivo, colaborativo, inclusivo e orientado para a aprendizagem dos alunos.” (MITCHELL e SACKNEY; STOLL, BOLAM et al.; apud KRICHESKY e MURILLO). 

Tal comunidade pode tomar formas diversas: toda a escola dela faz parte; grupos de professores dentro de uma mesma escola; ou professores aprendendo em um grupo com colegas de outras escolas. Aqui, não importa tanto se a formação é na escola (schoolbased) ou fora dela, mas sim que a comunidade propicie oportunidades para que os docentes trabalhem em conjunto e colaborem uns com os outros, ao comparar suas teorias, processar novas compreensões, desafiar crenças arraigadas, incrementar habilidades para resolução de problemas, reconstruir sua prática, melhorar a autoconfiança e fortalecer sua identidade.” (TIMPERLEY et al., 2007) (p. 33).

Partindo desse tema, teremos um mês repleto de ações especiais. Entre elas, uma série de relatos de professoras e professores, de diferentes partes do Brasil, sobre suas vivências nas comunidades de aprendizagem das quais fazem parte, como forma de dar visibilidade a seus atores e de inspirar outros profissionais da educação a também trabalhar em sinergia.

Além dos relatos, que serão publicados semanalmente aqui em nosso blog e divulgados nas redes sociais do iungo, teremos lives, conteúdos interessantes e divertidos (um pouco de leveza, especialmente neste momento, faz bem, não acha?), distribuição de livros e algumas surpresas. Fique por perto para não perder as novidades e chame os colegas para se unirem a nós nessa grande comunidade de educadores que se desenvolvem juntos!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Inscreva-se e conheça as novidades e os conteúdos em primeira mão

Quer ficar por dentro do que acontece no iungo? Faça seu cadastro e receba a newsletter com nossos eventos e projetos.