Formação de professores na parceria com o governo de SC

O Instituto iungo, de Belo Horizonte (MG), e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) firmaram parceria.

O Instituto iungo, de Belo Horizonte (MG), e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) firmaram parceria para contribuir com a formação e o trabalho de gestores escolares das 1.065 escolas da rede de ensino catarinense, incluindo os professores das 120 escolas de Novo Ensino Médio (NEM) no estado.

O projeto teve como ponto de partida o desenvolvimento profissional dos educadores para o enfrentamento das mudanças e dos desafios que têm se apresentado à educação durante a pandemia do COVID-19. As atividades formativas, realizadas entre maio e julho de 2020, envolveram mais de 3.200 profissionais, como professores, gestores escolares e gestores regionais, abordando temáticas como Gestão Pedagógica, Projetos de Vida e Integração Curricular. Elas aconteceram de modo 100% on-line, em webconferências, orientações de estudos, planejamento individual e coletivo, atividades práticas e outros formatos.

No segundo semestre de 2020, o trabalho conjunto entre iungo e SED-SC está voltado à formação de 363 professores e gestores das 120 escolas-piloto do Novo Ensino Médio para que eles realizem a concepção colaborativa de 25 Componentes Curriculares Eletivos, que serão vivenciados por cerca de 20 mil alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio em 2021.

As atividades formativas, mediadas em parceria por especialistas em educação do Instituto iungo e por técnicos da Secretaria de Educação, têm o objetivo de apoiar os Grupos de Trabalho de educadores das várias Áreas de Conhecimento no processo de idealização e sistematização das propostas. Este trabalho resultará na construção de dois portfólios: um voltado aos educadores da rede de ensino e outro, aos estudantes, com a intenção de favorecer as suas escolhas no momento da matrícula para o próximo ano letivo.

“A parceria entre iungo e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina é potente porque está focada em fortalecer o trabalho que professores e gestores das escolas já realizam. A formação tem o propósito de desafiá-los a colaborar mais intensamente, partilhando repertórios, acessando novos conhecimentos, identificando e resolvendo problemas de modo colaborativo, construindo caminhos para promover o desenvolvimento integral dos estudantes”, diz Paulo Andrade, Diretor de Educação do Instituto iungo.

A Gerente de Educação do Ensino Médio e Profissional da SED-SC, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, ressalta que a perspectiva colaborativa no planejamento e na implementação das atividades educacionais realizadas ao longo deste ano revelou o grande diferencial na parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto iungo.

“Alinhamos propósitos, somamos esforços, qualificamos processos e produzimos projetos pedagógicos com potencial transformador na educação de nosso Estado, refletindo o compromisso comum de produzir uma educação aderente aos pressupostos do Novo Ensino Médio e às juventudes que a protagonizam”.

Rosana Aparecida Marcolino, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio em Tempo Integral e do Novo Ensino Médio na E.E.B. Ruth Lebarbechon (Município de Água Doce, Joaçaba – SC), que participa do programa de formação, destaca, ainda:

“A dinâmica de formação do Instituto Iungo tem propiciado o reinventar das práticas educativas e apoiado a comunidade escolar frente aos desafios da implantação de um novo sistema de ensino pautado no desenvolvimento de novas aprendizagens e conhecimentos. A abertura para o novo, a redescoberta do trabalho em grupo, o (re)planejamento, a avaliação, a autoavaliação e as trocas de experiências têm sido constantes. Mudanças importantes foram incorporadas com sentido de evolução profissional e respeito ao trabalho na comunidade escolar, a identidade da coordenação pedagógica ganhou sentido e espaço, assim como a dos demais profissionais. Sou grata por participar dessa construção a muitas mãos, fortalecendo a cultura de corresponsabilidade no cenário mais importante, que é o da escola, com equipe gestora, coordenação pedagógica, docentes e discentes”.