Podcast ‘Vamos falar de escola?’ convida toda a família a refletir sobre educação

O podcast é uma parceria do Instituto iungo e da rádio Itatiaia

 

O Instituto iungo e a rádio Itatiaia lançaram, nesta quinta-feira, 23/05, o primeiro episódio do podcast ‘Vamos falar de escola?’, uma parceria que vai trazer, a cada episódio, professores e gestores escolares com ideias inovadoras, histórias emocionantes e vidas transformadas pela educação. O programa é apresentado pelo jornalista João Felipe Lolli, da Itatiaia, e tem co-apresentação de Paulo Andrade, presidente do iungo. O convidado da estreia é o professor Marcos Antônio Silva, professor na Escola Romualdo José da Costa e Escola Nossa Senhora da Conceição, ambas em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.

A conversa é sobre Porque a escola é importante? Por que ir à escola? Afinal, ir à escola é adquirir uma série de conhecimentos, como ler e escrever, fazer contas, aprender sobre a história do nosso país, entre outros, fundamentais para a formação do aluno. Mas não é só isso. É essencial que os estudantes também desenvolvam habilidades e competências como argumentar, investigar, dialogar, que aprendam a se expressar, a respeitar diferenças e a lidar com desafios da própria vida e da comunidade onde vivem. Ou seja, na escola, além de utilizar os conhecimentos aprendidos,  os estudantes vão produzir novos conhecimentos que os ajudem a resolver problemas do dia a dia e do seu entorno.

Formado em Sociologia, Marcos trabalha atualmente como professor de Projetos de Vida, componente curricular previsto na Base Nacional Comum Curricular. Contribuir com os alunos dentro e fora da sala de aula é um caminho importante para o professor. No Ensino Médio, ele estudou na Escola Romualdo José da Costa, onde hoje dá aulas. Como jovem de periferia, viveu muitas das dificuldades e angústias que seus estudantes enfrentam hoje, porém, em uma escola totalmente diferente da atual. “Dentro da escola pública, é fundamental e urgente falar de projetos de vida, para que os sonhos dos estudantes deixem de ser apenas sonhos.”, afirma. 

Para construir esse trabalho com os alunos, Marcos desenvolve atividades com uso de  metodologias ativas de aprendizagem (aquelas em que os alunos guiam o próprio aprendizado por meio do desenvolvimento de projetos, de atividades de investigação e pesquisa, dentre outras), ampliando sua prática para além de aulas expositivas

Nesta 1ª temporada, o público também vai conferir assuntos como a educação antirracista, a Amazônia, propostas para a resolução de conflitos, a relação da família e a escola, com profissionais da educação de diferentes cidades do Brasil.

Onde ouvir

Os episódios são para todas as idades. Você pode ouvir pelo Spotify, Deezer, Amazon e nas demais plataformas de áudio. A programação também ficará disponível no site  – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/. A periodicidade é quinzenal.