Professores contam sobre a experiência com o ATIVAR!

Educadores do Amazonas, de Goiás e de São Paulo revelam o que aprenderam no curso via WhatsApp

Ana Maria Ribeiro, Yana Dantas e Djalma De Souza. professores que cursaram o ATIVAR!

Ana Maria Ribeiro, Yana Dantas e Djalma De Souza cursaram a primeira edição do ATIVAR!

O ATIVAR! é um programa de cursos gratuitos realizado em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da universidade (NAP-USP). São cinco formações de 40h para professores e gestores escolares nas áreas de Humanidades, Linguagens, Ciências, Projetos de Vida e Novas Arquiteturas Pedagógicas.

A primeira edição do curso já formou educadores de todo o Brasil e estão abertas até dia 04/09 as inscrições para a segunda edição!

INSCREVA-SE!

Ana Maria Laureano Ribeiro, de São José dos Campos (SP), coordenava o Ensino Médio Integral na EE Nelson do Nascimento Monteiro, quando fez o curso ATIVAR! de Projeto de Vida e o Bom Professor.

Ela conta que se surpreendeu com o ATIVAR!, sua primeira experiência com formação via WhatsApp. “Foi diferente, dinâmico e muito bom porque realmente consegui estudar, aprender, refletir sobre a prática e colocar os aprendizados em prática. Os vídeos curtos foram objetivos e despertaram o interesse pela leitura da obra completa. Acabei adquirindo o referencial teórico principal e repliquei com meus colegas”, explica Ana Maria.

No curso, grupos de professores de diferentes lugares do país desenvolvem projetos juntos. Com isso, Ana Maria percebeu que há desafios comuns para os educadores de diferentes contextos e que “a discussão com propostas de trabalho foi diversa e muito rica”. O projeto desenvolvido pelo grupo tratou do uso da tecnologia a favor da aprendizagem, de forma a despertar o interesse do estudante diante da defasagem ampliada pelo contexto da pandemia.

Ana Maria destaca ainda que aprendeu sobre “a importância da atuação ética dos profissionais da escola desde a gestão até os funcionários para contribuição de um projeto de vida ético dos estudantes”.

Atualmente Ana Maria trabalha na Diretoria de Ensino de São José dos Campos como Professor Especialista de Currículo, responsável pelo acompanhamento pedagógico em um grupo de escolas.

Já Yana Karlla Lessa Alves Dantas, de Manaus (AM), fez o curso de Ciências do ATIVAR!. Ela dá aulas de Biologia para o 9° ano do ensino fundamental e para o Ensino Médio em unidades da Escola Nilton Lins.

Yana também nunca havia feito cursos pelo WhatsApp e conta que “foi surpreendente o quanto a ferramenta se mostrou favorável ao processo. Minha experiência com o ATIVAR foi única e sensacional. Importantíssima para minha formação docente, pois trouxe novas experiências e novas possibilidades em minha área de atuação”.

A professora destacou a troca com os outros cursistas como ponto forte do curso. Seu grupo de trabalho criou uma página no Instagram chamada Resiliência com Ciência (@resilienciacomciencia), com a finalidade de abordar temas ligados à saúde emocional de estudantes e docentes.

O cursista de Humanidade do ATIVAR, Djalma Oliveira de Souza é professor de História e Filosofia no 8º ano do ensino fundamental e no Ensino Médio no Colégio Estadual Professor José Lopes Rodrigues, em Aparecida de Goiânia (GO).

Ele destaca a oportunidade de estudar na USP, sem sair de sua cidade. “A experiência com o ATIVAR foi maravilhosa. Fiquei muito honrado por fazer parte de uma universidade tão respeitada.”

Djalma conta que o aprendizado foi diverso, tanto abordando uma perspectiva decolonial da história negra do Brasil quanto no que se refere às práticas na sala de aula. Ele também menciona que “a troca com colegas de outros lugares foi bastante proveitosa. Meu grupo desenvolveu um e-book com indicação de diversos aplicativos para auxiliar os professores de humanidades”.

INSCREVA-SE!