Educação ambiental na prática: formação de educadores

Instituto iungo e Seduc-PA dialogaram com técnicos das regionais e professores que trabalham com a educação ambiental nas salas de aula de Belém

A programação da missão de junho de 2024 no Pará incluiu dois momentos de formação. Na quarta-feira, 05/06,o público foi de técnicos de acompanhamento pedagógico e coordenadores pedagógicos das Diretorias Regionais de Ensino. Na quinta-feira, dia 06, a oficina de formação “Educação Ambiental na prática”, com ênfase tanto na valorização da autoria docente quanto no aprendizado entre pares, reuniu formadores da Seduc-PA e professores das 20 Diretorias Regionais de Educação de Belém.

Os participantes organizaram-se em estações para dialogar sobre práticas que já estão em andamento e projetos de novas práticas, a partir do material pedagógico construído em conjunto pelo iungo e a Seduc-PA e a mediação de Renata Alencar, coordenadora de formações do iungo; Renata Lazzarini Monaco, articuladora de implementação do iungo no Pará; e Samuel Andrade, coordenador da frente de Materiais Pedagógicos do Instituto iungo.

Autoria docente

Parte desses relatos foram também gravados no estúdio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor), gerando conteúdos para uma partilha ainda mais ampla. “A formação continuada de professores é fundamental no momento de implementação de um novo componente, para que os educadores possam se apropriar dos materiais e exercitar sua autoria docente dentro de uma proposta em escala na rede estadual. Uma rede que é diversa, com realidades únicas. A formação continuada favorece uma produção criativa e autoral dos professores paraenses em um processo que faça sentido para as escolas”, explica Renata Alencar.

Saiba tudo sobre a missão institucional do Instituto iungo e parceiros no Pará!