Residência EntrePares

Uma formação do Instituto iungo em parceria com a prefeitura de Nova Lima

A Casa do Educador, em Nova Lima (MG), recebeu nesta segunda-feira, 04 de setembro, um novo encontro presencial da Residência EntrePares, uma formação voltada para a valorização dos educadores e seu desenvolvimento profissional realizada pelo iungo em parceria com a prefeitura da cidade mineira.

O encontro “Pergunta é semente: conversas sobre projetos em processo” promoveu um espaço de partilha de experiências, ideias e escuta dos projetos elaborados pelos educadores participantes da Residência EntrePares. A troca foi uma oportunidade para que as equipes fizessem ajustes e aprimoramentos indicados pela comissão avaliadora convidada.

Entre os convidados da noite, estavam o secretário municipal de educação de Nova Lima, Pedro Dornas; o presidente do iungo, Paulo Emílio de Castro Andrade; a coordenadora do programa no iungo, Tailze Melo; e a coordenadora do Núcleo de Formação do iungo, Renata Alencar.

“Nós estamos vivendo um processo extremamente rico, extremamente relevante. Porque cada um pegou um pequeno problema, levou para a sua unidade e se propôs a ajudar a resolver”, ressaltou o secretário municipal de educação de Nova Lima, Pedro Dornas, durante a abertura do encontro com as educadoras.

A comissão avaliadora é formada por Aládia Cristina Rodrigues Medina; secretária de educação adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima; Franceline Rodrigues Silva, professora da educação infantil; Juliana de Melo Leonel, formadora do Instituto iungo; Renata Alencar, coordenadora do Núcleo de Formação do Instituto iungo; e Silene Mércia Ribeiro, subsecretária de Desenvolvimento do Ensino Psicopedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima.

O presidente do Instituto iungo ressalta a importância desse trabalho conjunto com os educadores. “Há três anos, o Instituto iungo se dedica à transformação da educação brasileira em parceria com secretarias de educação, universidades e outras organizações do terceiro setor e a “Residência EntrePares” em Nova Lima reforça que o caminho para mudar a educação é trabalhar junto com a comunidade escolar”, pontua.

A formação

A Residência EntrePares é uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima em parceria com o Instituto iungo, voltada à valorização dos educadores e seu desenvolvimento profissional. É um percurso formativo colaborativo, integrado ao tempo de dedicação dos profissionais nas escolas. Ao longo de oito meses, os profissionais das escolas participantes vivenciam uma jornada formativa focada na construção de soluções às demandas reais de suas comunidades escolares.

A coordenadora da formação, Tailze Melo, explica que a residência trabalha os conteúdos: comunidades de aprendizagem, estratégias de escuta da comunidade escolar, processos criativos colaborativos, aprendizagem baseada em projetos e outras metodologias ativas.

“Os coletivos de residentes, como são chamados os integrantes desta formação, irão trabalhar juntos durante sessões de tutorias para pensar e implementar soluções para situações-problema significativas das suas comunidades escolares. Nossa expectativa é que os projetos criados pelos coletivos sejam de natureza interdisciplinar e aglutinem saberes de diferentes campos do conhecimento, bem como reúnam talentos diversos dos participantes da comunidade escolar trazendo identidade e sentimento de pertencimento”, detalha.

Veja abaixo os projetos desenvolvidos pelas cinco escolas selecionadas:

Escola Municipal Cristiano Machado:
Projeto: Jardim de girassóis: plantar, cultivar e colher boas relações interpessoais na escola.
Como podemos melhorar as relações interpessoais e o senso de pertencimento da equipe escolar no ambiente de trabalho?

Escola Municipal Dalva Cifuentes Gonçalves
Projeto: UBUNTU Eu Sou porque Nós Somos: Por uma Educação Antirracista.
Como podemos conscientizar a comunidade escolar sobre a importância e necessidade de uma educação antirracista, para que todos e todas se sintam responsáveis pela construção coletiva de um plano de ação capaz de transformar esse cenário?

Escola Municipal Harold Jones
Projeto: Expressão criativa em movimento na escola Harold Jones.
Como podemos estimular a criatividade dos estudantes, numa perspectiva
de desenvolvimento integral?

Escola Municipal José Francisco Da Silva
Projeto: ENTREPAIS: criação de tempos e espaços para o fortalecimento da parceria família/escola.
Como podemos ampliar espaços e tempos para fortalecer a parceria da família dos estudantes com a escola?

Escola Municipal Urcino Nascimento
Projeto: Projeto FloresSer: Uma semeadura para o futuro.
Como podemos proporcionar no espaço escolar momentos de convívio de qualidade entre os estudantes e suas famílias?