Vamos povoar de Amazônias as escolas brasileiras?

Conheça o programa Itinerários Amazônicos

Se você perguntar para alguém o que é a Amazônia provavelmente a resposta será: floresta. Mas a Amazônia também é casa, trabalho, território, diversidade, saberes, sustentabilidade, escola, biodiversidade, ancestralidade, identidade, cidade. E foi partindo dessa complexidade que surgiu a necessidade de levar a diversidade da Amazônia Legal para as escolas brasileiras, por meio dos Itinerários Amazônicos.

É um programa gratuito, que disponibiliza unidades curriculares baseadas em temas amazônicos para os itinerários formativos do Ensino Médio, produzidas em colaboração com jovens, educadores e redes de ensino da Amazônia Legal. Também oferece formação continuada às secretarias estaduais de educação parceiras para implementação dessas unidades curriculares nas escolas.

O presidente do Instituto iungo, Paulo Andrade, reforça a importância de falar sobre a pluralidade da Amazônia. “Muito pouco se aprende sobre essa diversidade nas escolas. E a gente acha que é essencial conhecê-la para valorizar e conservar a Amazônia. Por isso, mais de 120 pessoas se uniram – incluindo educadores e jovens da Amazônia – para construir o material, pensando nas melhores formas de promover a região nos currículos de Ensino Médio.”

Por dentro do Itinerários Amazônicos

As unidades curriculares trazem sugestões de atividades e metodologias que apoiam o planejamento das aulas dos educadores e educadoras, seja da Amazônia Legal ou de outras regiões do Brasil.

Os percursos de ensino e aprendizagem combinam temas, saberes e questões amazônicas às competências e práticas de áreas do conhecimento previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática, Projetos de Vida e Educação Profissional e Técnica. Cada unidade curricular é composta por módulos que podem ser trabalhados de forma integrada ao currículo da rede de ensino ou de maneira independente.

O programa está sendo implementado de forma customizada em cada rede de ensino. “Desde agosto de 2022, oito das nove secretarias estaduais de educação da Amazônia Legal se juntaram ao programa. Elas representam 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de Ensino Médio”, detalha Paulo Andrade.

O programa Itinerários Amazônicos é uma realização conjunta do Instituto iungo, do Instituto Reúna e da rede Uma Concertação pela Amazônia, em parceria com BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.

ACESSE!