Professor(a), já parou para pensar na importância do ensino de arte Este conhecimento pode contribuir para que os estudantes desenvolvam a sensibilidade, a criatividade e a cidadania.

Isso nos faz lembrar de Paulo Freire, que sonhava e lutava por uma educação compromissada com a formação humana do estudante.

Foto: Instituto Paulo Freire

Durante uma entrevista, ele disse que “a arte tem que ter um lugar de respeito na escola” e explicou que isso ocorre “no momento em que a escola respeita a expressividade criadora do aluno [...] e a boniteza de meninos e meninas”.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no processo de aprendizagem da arte, a sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como forma de expressão.

Além disso, a arte contribui para uma visão crítica do estudante sobre o mundo, favorece o respeito às diferenças e o diálogo intercultural importante para o exercício da cidadania.

A arte faz parte da área de conhecimento Linguagens e suas Tecnologias e tem como objetivo propiciar a experiência e a vivência artísticas como prática social.

Na Formação Geral Básica, a arte tem o objetivo de ampliar a pesquisa e o desenvolvimento de processos de criação autorais nas linguagens das artes visuais, do audiovisual, da dança, do teatro, das artes circenses e da música.

O componente Arte, segundo a BNCC, deve promover o diálogo entre as linguagens artísticas e também com a literatura.

Se você é professor(a) de Arte ou demais componentes da área de Linguagens, faça sua inscrição no novo curso do Instituto iungo, Arte: na escola e na vida.

O curso Arte: na escola e na vida é GRATUITO, ON-LINE e AUTOFORMATIVO Os participantes que completam a formação recebem certificado de conclusão do Instituto iungo.

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