Conheça Bernardo Toro, um dos pensadores latino-americanos mais importantes da educação e da democracia

José Bernardo Toro nasceu na Colômbia em 1945 e estudou Filosofia, Física e Matemática em cursos de licenciatura. Em seguida, o educador tornou-se mestre em Pesquisa e Tecnologias Educacionais.

Também é decano acadêmico (título concedido a professores e pesquisadores que ocupam uma posição de liderança nas universidades) da Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá e diretor da Fundação Avina na Colômbia.

Em sua trajetória profissional, atuou como professor universitário e assessor de ministérios da Educação e Comunicações do Brasil, Colômbia e México.

Nos anos 90, Toro desenvolveu as 7 competências mais relevantes para o ensino de crianças e adolescentes.   Esta lista se tornou norte para a educação contemporânea de diversos países. Veja quais são nas próximas páginas!

7 competências básicas da escola contemporânea 1. Dominar leitura e escrita, linguagens usadas pelos humanos; 2. Saber fazer cálculos e resolver problemas; 3. Analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;

4. Compreender e atuar em seu entorno social; 5. Receber criticamente mensagens dos meios de comunicação; 6. Localizar, acessar e selecionar informações; 7. Planejar, trabalhar e decidir em grupo.

Posteriormente, Toro incluiu uma 8° competência: criar no estudante uma mentalidade internacional.  O pesquisador acredita que é necessário apresentar a consciência de que todos pertencemos ao mundo.

Obras de Bernardo Toro

Os pesquisadores enfatizam a importância de pensar coletivamente, sociedade e poder público, as mudanças relevantes que impactam a legislação.

Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação com Nísia Maria Duarte Werneck

Obras de Bernardo Toro

O autor colabora com os conceitos de cidadania, democracia, participação e solidariedade, fundamentais para o fortalecimento da prática social na América Latina.

A construção do público: cidadania, democracia e participação

Na quinta-feira, 20/06, recebemos Bernardo Toro na sede do Instituto iungo, em Belo Horizonte, para um bate-papo presencial sobre o desenvolvimento profissional de educadores.

A conversa foi mediada pelo presidente do iungo, Paulo Andrade, e pela diretora de Educação do Instituto, Alcielle dos Santos.

"O aprendizado por meio do trabalho cooperativo em grupo, tanto na formação de educadores, quanto nas aulas de crianças e adolescentes, é capaz de transformar a educação." Bernardo Toro, em bate-papo no iungo

Leia mais sobre Bernardo Toro e o evento que teve como tema “O que é ser um bom professor” em