O programa Itinerários Amazônicos, que aborda a complexidade das Amazônias nas escolas públicas brasileiras, acaba de incluir em sua plataforma 50 cadernos de Educação Ambiental e Climática, disponíveis gratuitamente, em versões para professores e estudantes.
Os materiais apresentam percursos de aprendizagens do 6° ano do EF à 3ª série do EM.
Acervo iungo
Os cadernos foram desenvolvidos em parceria com a Seduc-PA, no contexto da política estadual de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. Educadores, especialistas e representantes da rede de ensino paraense participaram dessa construção coletiva.
Acervo Seduc-PA
6° ano do Ensino Fundamental A jornada começa pelo território: os estudantes ampliam a compreensão sobre meio ambiente e as relações que constroem com o lugar onde vivem.
7° ano do Ensino Fundamental Modos de vida também transformam o ambiente: consumo e sustentabilidade aproximam as questões ambientais das escolhas e experiências do cotidiano.
8° ano do Ensino Fundamental Os efeitos produzidos pelo consumo: os alunos analisam os efeitos das ações humanas e discutem caminhos para fortalecer práticas mais sustentáveis.
9° ano do Ensino Fundamental Investigar para agir no território: problemas socioambientais mobilizam pesquisas e projetos de intervenção na escola e na comunidade.
1ª série do Ensino Médio Ciência e conhecimentos tradicionais em diálogo: a biodiversidade amazônica ganha novas leituras a partir do encontro entre conhecimentos científicos e tradicionais.
2ª série do Ensino Médio Compreender o clima para construir debates: os estudantes analisam as mudanças climáticas, seus efeitos nos territórios e diferentes frentes de diálogo sobre o tema.
3ª série do Ensino Médio Como construir uma sociedade sustentável: os alunos discutem como economia, desenvolvimento e sustentabilidade se relacionam e desenvolvem um projeto de intervenção sustentável.
Aproveite para explorar todos os materiais pedagógicos do programa Itinerários Amazônicos: