Nos dias 12 e 13 de novembro, aconteceu o Seminário Internacional Projetos de Vida e Transformações Sociais, realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP/USP), Faculdade de Educação e Instituto de Psicologia da USP,  com apoio do iungo.

O Seminário trouxe ao Brasil nomes como Kendall Bronk (EUA) e Xus Martín (Espanha) para dialogar com referências nacionais, como Valéria Arantes (USP), Ulisses Araújo (USP), Paulo Emílio Andrade (iungo), Alcielle dos Santos (iungo), Cléa Maria Ferreira (iungo) e Helena Singer (Ashoka).

Na programação, painéis e rodas de conversa sobre juventudes, gêneros, pessoa idosa, movimentos sociais, grupos em situação de vulnerabilidade e perspectiva racial alinhado a projetos de vida.

A professora Ana Maria Klein, da UNESP, abordou os projetos de vida como um direito humano. A pesquisadora apresentou pesquisas que mostram a vulnerabilidade no caso das mulheres, que acabam tendo os projetos de vidas interrompidos de forma mais frequente do que os homens.

Houve também uma roda de conversa que destacou a intersecção entre questões de gênero, étnicos-raciais e sociais, a escola e os projetos de vida de jovens, adultos e idosos; meninas e mulheres.

O painel Projetos de Vida e pessoas em situação de vulnerabilidade foi apresentado por  Viviane Pinheiro (Faculdade de Educação/USP), Paula Toledo (advogada criminalista e de direitos humanos) e Gabriela Moisés (Coletivo Campinas UP/Jovem Transformadora Ashoka).

O presidente do iungo, Paulo Emílio Andrade, coordenou um dos painéis com foco em Desenvolvimento Profissional Docente, que contou com apresentações de educadores e instituições de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

O painel detalhou também os programas Repensando o Currículo e ATIVAR! Metodologias Ativas por WhatsApp, que incluem cursos sobre projetos de vida e metodologias ativas.

As formações são disponibilizadas aos professores gratuitamente por meio da parceria entre Núcleo de Pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP/USP) e Faculdade de Educação da USP com o iungo.

Saiba mais sobre os cursos em

Alcielle dos Santos, diretora de Educação do iungo e Cléa Maria Ferreira, liderança do EntrePares no iungo, participaram do painel Projetos de Vida na Perspectiva Étnico-Racial, ao lado de Isabelle Christina dos Santos, criadora do projeto Meninas Negras.

Helena Singer, da Ashoka, destacou movimentos educacionais que buscaram transformar a escola em uma estrutura mais inclusiva e realmente coletiva.

Para saber mais sobre o Seminário Internacional Projetos de Vida e Transformações Sociais

Acompanhe o iungo nas redes sociais!