A USP é parceira do iungo

Parceria para o desenvolvimento
profissional docente com participação
dos professores!

Com foco na excelência das ações desenvolvidas e no trabalho em colaboração, a parceria com a Universidade de São Paulo foi firmada em 2020 para construir um programa de formações continuadas significativas e inovadoras para os educadores brasileiros, além de pesquisas acadêmicas conectadas com a realidade dos docentes e escolas do país.

A cooperação entre iungo e uma das melhores universidades do mundo, mostra que é possível desenvolver cursos de alta qualidade que utilizam o poder da comunicação ágil e acessível das ferramentas digitais e investem nos aspectos humanos e na troca de saberes entre os cursistas. Assim, eles podem ser realizados por educadores de todo o Brasil, com a garantia de aprendizado significativo para apoiar a transformação das suas práticas docentes. 

Os programas desenvolvidos apontam caminhos inovadores para a formação de professores, baseado em princípios como “aprender fazendo”; conhecimentos inter, multi e transdisciplinares; metodologias ativas de aprendizagem; projetos de vida na escola, entre outros. 

Somados ao rigor científico no desenvolvimento de pesquisas que ouvem os profissionais da educação básica brasileira, a parceria busca contribuir para que as ações de valorização docente no país possam ser pensadas considerando as percepções dos próprios professores e gestores escolares.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

“O primeiro curso online que eu fiz foi o ATIVAR, do iungo e da USP, uma experiência incrível. Foi fundamental pra mim, me perceber, aos 40 anos, encontrando uma infinita possibilidade de novos conhecimentos. O que mais me impressionou foi a tutoria semanal, com grupos pequenos, em que a gente conheceu pessoas do Brasil inteiro e se percebeu muito próximo de colegas que estavam distantes, com fragilidades e também potencialidades que eram muito parecidas.”

Professora Juliana Devecchi, Bertioga (SP)

Confira as nossas iniciativas em
parceria com o NAP-USP

As ações de formação continuada são essenciais para promoção da valorização docente e o cumprimento de metas definidas pelo Plano Nacional de Educação e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Considerando este contexto, os programas construídos pela parceria do iungo com o NAP/USP e a FEUSP, buscam promover uma postura educacional crítica, ativa e emancipadora, capaz de apoiar os docentes e as escolas no seu trabalho pedagógico e na consciência de seus papéis junto aos estudantes.

Com um formato inovador, educadores de todo o país acessam os conteúdos por meio do WhatsApp e se reúnem, semanalmente, em tempo real, com tutores da USP, de forma virtual.

Ao final dos cursos, os concluintes recebem certificado da USP e passam a fazer parte de uma rede de troca de experiências com os educadores já formados pelo Ativar!, desde 2021.

Em 2023…

Em 2023 e 2024, a iniciativa conta também com a parceria do Instituto Eurofarma.

NAS PALAVRAS DE QUEM JÁ CURSOU

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

O iungo e o NAP-USP também desenvolveram o programa Repensando o Currículo, que levou cursos gratuitos e online para educadores de todo o país nas áreas de Linguagens, Ciências, Humanidades e Projetos de Vida.

NAS PALAVRAS DE QUEM JÁ CURSOU

O 1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas na Educação Básica foi o  primeiro grande encontro voltado para as Metodologias Ativas na Educação Básica. Realizado em outubro de 2021, foi organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP-USP), a Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies (PAN-PBL) e o Instituto iungo.

Com foco no compartilhamento de estratégias inovadoras para a sala de aula e o incentivo ao protagonismo do estudante, levando em consideração as individualidades e realidades, o evento, transmitido on-line, reuniu nomes nacionais e internacionais especializados no tema. Na oportunidade, os participantes vivenciaram teoria e prática.

Objetivos

Congresso Educação Ativa em números

Pesquisas

O Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP-USP), em parceria com o iungo, realizou a pesquisa “O professor da escola pública brasileira: seus sonhos, desejos e projetos de vida”, a partir da escuta de 2 mil  professores de todas as regiões geográficas do Brasil. Esse material foi divulgado em 2022.

Em 2023, o NAP/USP e o iungo lançaram o livro “A escola dos sonhos: desejos e projetos de vida dos educadores brasileiros”, com a consolidação final das análises desses levantamentos. Com publicação pela Editora Summus, a obra foi tema de um seminário na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo (SP), e outro em Belo Horizonte (MG), onde contou com parceria da PUC Minas.

Veja como foram os seminários
“A escola dos sonhos”

São Paulo

Belo Horizonte

Atualmente, está em andamento uma nova rodada de escuta dos docentes. O NAP-USP, em parceria com o Instituto iungo, está coletando mais uma série de entrevistas com professores de Educação Básica de todas as partes do Brasil em duas temáticas: Projetos de vida e bem-estar de docentes brasileiros e Democracia e Inclusão escolar. Os resultados desse estudo serão divulgados em 2024.