ATIVAR! Metodologias ativas por Whatsapp

Inscrições encerradas em 08/03/24!

O Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da Universidade de São Paulo, em parceria com o Instituto iungo e o Instituto Eurofarma, têm a satisfação de anunciar a abertura de processo seletivo para a oferta de 500 vagas nos Cursos ATIVAR!

São dois cursos gratuitos e online de extensão universitária de 40h, Projetos de vida e Novas arquiteturas pedagógicas, com emissão de certificado da USP para os concluintes!

Os cursos serão oferecidos por meio do WhatsApp, com duração de 8 semanas letivas, entre os dias 18/03/2024 a 07/06/2024.

Como funcionam os cursos?

O ATIVAR! é online, utilizando ferramentas digitais gratuitas, principalmente o Whatsapp. A proposta do programa é que os cursistas não precisem dedicar mais do que 15 a 20 minutos diários em seus estudos e reflexões individuais. Semanalmente, também são realizados encontros síncronos online de 1 hora de duração com grupos de até 18 educadores e um tutor vinculado à Universidade de São Paulo.

Os cursos se baseiam em metodologias ativas de aprendizagem com trabalho colaborativo, aprendizagem mão na massa, o uso de situações-problema e interdisciplinaridade. O eixo central que conecta as atividades formativas e o conhecimento do curso à prática cotidiana dos educadores é o Projeto Integrador. O projeto é definido por grupos de até seis cursistas nas duas primeiras semanas de formação e precisa ser proposto a partir de reais das escolas em que atuam.

Os certificados de curso de 40h, emitidos pela USP e pelo iungo, pressupõe ao menos 75% de frequência nas sessões semanais síncronas e a nota mínima de 7,0 (sete), calculada pela média da nota do plano de aula elaborado individualmente e da nota do projeto integrador realizado em grupo e apresentado em vídeo ao final da formação.

Para saber mais sobre a dinâmica dos cursos, acesse o site preparado pelo NAP-USP!

Quer saber a proposta de cada um dos cursos?

Todos os cinco cursos tem como proposta trazer experiências educativas emancipatórias e ativas, que auxiliem os professores a repensarem suas práticas, por meio da revisão de conteúdos escolares, das formas de trabalho, das intervenções pedagógicas e das relações na escola.

Projetos de vida e o Bom Professor

O conceito de Bom Professor pauta-se nos princípios e nas virtudes da excelência, da ética e do engajamento. O curso propõe trabalhar esse conceito, relevante para a discussão sobre a perspectiva profissional docente.

De forma complementar, o curso irá apoiar a construção de projetos de vida éticos e pautados na cidadania deve ser uma meta da educação. Assim, nesse curso entende-se que conhecer pesquisas e estudar teorias psicológicas e práticas educacionais que ajudem a comunidade escolar na criação de programas que fortaleçam os projetos de vida, enriquecerá o currículo e auxiliará a escola a alcançar seus objetivos de formação integral.

Novas arquiteturas pedagógicas

Propostas pedagógicas como a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), o Design Thinking (DT) e a cultura maker serão explorados nesse curso. Nesse modelo educacional, o aluno deve ter um papel central e ativo na aprendizagem e na busca de conhecimento, construindo o mundo e a realidade, considerados sempre provisórios.