Conheça Bernardo Toro, um dos pensadores  latino-americanos  mais importantes  da educação e  da democracia.

José Bernardo Toro nasceu na Colômbia  em 1945 e estudou Filosofia, Física e Matemática em  cursos de  licenciatura.  Em seguida, o  educador tornou-se mestre em  Pesquisa e  Tecnologias Educacionais.

Também é decano acadêmico (título concedido a professores e pesquisadores que ocupam uma  posição de liderança nas universidades)  da Pontificia  Universidad  Javeriana de  Bogotá e diretor da Fundação Avina na Colômbia.

Em sua trajetória profissional,  atuou como  professor universitário e assessor de ministérios da Educação e Comunicações  do Brasil,  Colômbia e México.

Nos anos 90, Toro desenvolveu as 7 competências mais relevantes para o ensino de crianças e adolescentes.  Esta lista se tornou norte para a educação contemporânea de diversos países.  Veja quais são nas próximas páginas!

7 competências básicas da escola contemporânea: 1. Dominar leitura e escrita, linguagens usadas pelos humanos; 2. Saber fazer cálculos e resolver problemas; 3. Analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;

Seta rabiscada

4. Compreender e atuar em seu entorno social; 5. Receber criticamente mensagens dos meios de comunicação; 6. Localizar, acessar e selecionar informações; 7. Planejar, trabalhar e decidir em grupo.

Posteriormente, Toro incluiu uma 8° competência: criar no estudante uma mentalidade internacional. O pesquisador acredita que é necessário apresentar  a consciência de que todos pertencemos ao mundo.

Obras de Bernardo  Toro  Mobilização social: um modo de construir  a democracia e a participação 1997 com Nísia Maria Duarte Werneck Os pesquisadores enfatizam a  importância de pensar coletivamente, sociedade e poder público, as mudanças relevantes que impactam a legislação.

Obras de Bernardo Toro A construção do público: cidadania, democracia e participação 2005 Neste livro, o autor colabora com os conceitos de cidadania, democracia, participação e solidariedade, fundamentais para o fortalecimento da prática social na América Latina.

Na quinta-feira, 20/06, recebemos Bernardo Toro na sede do Instituto iungo, em Belo Horizonte, para um bate-papo presencial sobre o desenvolvimento profissional de educadores.

A conversa foi mediada pelo presidente do iungo, Paulo Andrade, e  pela diretora de Educação do  Instituto, Alcielle dos Santos.

"Se queremos ter uma educação de qualidade, temos que compreender o sistema de educação pública do país. As instituições públicas são as que nos permitem desenhar futuros, esperanças.” Bernardo Toro