Conteúdos para inspirar seu planejamento: confira o podcast ‘Vamos falar de escola?’

Projeto é uma parceria do Instituto iungo e rádio Itatiaia

Está se preparando para o início das aulas? Temos um conteúdo especial para você! Selecionamos episódios do podcast ‘Vamos falar de escola?’, que vão inspirar reflexões sobre a Educação e práticas pedagógicas para você começar o ano bem informado. O podcast convida o público a pensar sobre a escola na atualidade, um espaço de troca de conhecimento e de convivência com a diversidade. Um lugar de incentivo ao exercício da cidadania, da capacidade crítica e do protagonismo dos estudantes – tanto em sala de aula, quanto nas relações sociais.

O que você encontra nas temporadas?

  • Primeira temporada:

os episódios abordam temas como Amazônia nas escolas, educação midiática, educação antirracista, a importância da Matemática, sempre com a participação de quem faz a educação acontecer todos os dias em sala de aula – os professores.

  • Segunda temporada:

uma homenagem aos professores com histórias emocionantes de docentes que estão transformando vidas e escolas. Inspirados na tese “O que é ser um bom professor?”, do pesquisador e presidente do iungo, Paulo Andrade, os episódios desta temporada trazem histórias de brilhar os olhos para celebrar e valorizar a educação. A tese destaca quatro características essenciais para um bom educador – excelência, ética, engajamento e empatia – e serviu como referência para essa temporada.

Os episódios são gratuitos e estão disponíveis nas principais plataformas de áudio e no site do Instituto iungo. – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/

Comece o ano com inspiração e novas ideias:

 

1ª temporada

Professor, de camisa branca, cabelos escuros, sorrindo pra foto
#1 – Por que a escola é importante. Por que ir à escola?
O episódio debate a importância da escola na vida das pessoas. Por que ir para a escola? Como funciona o projeto de vida para um aluno da escola pública?
Convidado: Marcos Antônio Silva, professor e diretor escolar

Mulher, cabelos escuros lisos e solto, de blusa preta e sorrindo
#2 – Vamos falar sobre a Amazônia?
As convidadas falam sobre a importância de levar as Amazônias (no plural) para as salas de aula, levando em consideração toda a complexidade ambiental, social, histórica, cultural e econômica desse território.
Convidadas: Alcielle dos Santos, diretora de educação do iungo e Luiara Gomes, professora na rede pública do Acre

Professora Conceição - Escola Municipal Anne Frank
#5 – Qual a relação entre o combate ao racismo e o ambiente escolar?
Como impactar positivamente os estudantes e promover a igualdade racial? Essas e outras discussões fazem parte do quinto episódio da temporada.
Convidadas: Conceição Aparecida Pinheiro Cardoso, professora e vice-diretora escolar e autora do premiado projeto de educação antirracista ‘Promoção da Igualdade Racial’; e Alcielle dos Santos, diretora de educação do Instituto iungo.

Mulher, cabelos lisos, escuros e soltos, de blusa preta e sorrindo.
#9 – Educação midiática em sala de aula
Vivemos em um mundo onde o acesso à informação é cada vez mais amplo. Com a internet e as redes sociais, notícias, vídeos e conteúdos de todos os tipos estão ao alcance de um clique. Neste episódio, discutimos como ajudar crianças, adolescentes e jovens a identificar fontes confiáveis e desenvolver uma leitura crítica do mundo. Convidada: Janaína Pessoa, professora de Português e Educação Midiática

 

2ª temporada

Mulher, de blusa clara, cabelos cacheados escuros e soltos, sorrindo.
#10 – Os professores e a empatia
O que faz seus olhos brilharem? Para a professora que estreou a segunda temporada é a empatia: escutar os estudantes, compreender as suas diferentes realidades fazem os olhos dela brilharem e confirmam a escolha pela docência.
Convidada: Tatiana Cândido, professora de Biologia

Mulher, cabelos claros e soltos, de óculos de grau e sorrindo.
#13 – Os professores e o desejo de continuar aprendendo
O tema desse episódio é a importância da formação continuada na docência e o impacto desse investimento na vida de professores e alunos.
Convidadas: Liliane Anastacio, professora de Matemática e Livia Maria Teodoro, graduanda em Engenharia de Controle e Automação.

Mulher, cabelos escuros, cacheados e soltos, de camiseta branca e macacão jeans, óculos de grau e sorrindo.
#14 – Os professores e a educação para todos
Não existe uma forma única de ensinar e aprender. Conhecemos a trajetória de uma professora que leva o conhecimento, a partir das individualidades de cada um dos estudantes.
Convidada: Daiana dos Santos, professora de História e assessora pedagógica de relações étinico-raciais

Homem, camisa social azul, cabelos grisalhos, com óculos de grau e sorrindo.
#15 – O que é ser uma boa professora ou um bom professor?
A tese “O que é ser um bom professor?” analisa um levantamento com quase 300 professores de todo o país, sobre as características que destacam um bom profissional dessa área.
Convidado: Paulo Andrade, pesquisador em educação e presidente do Instituto iungo.

Parceria

‘Vamos falar de escola?’ é mais um trabalho realizado junto com a Itatiaia, pioneira em Belo Horizonte e uma das maiores do país. No portal da empresa de comunicação, o presidente do iungo, Paulo Andrade, e a diretora de educação do Instituto, Alcielle dos Santos, trazem, quinzenalmente, artigos que refletem sobre a educação no Brasil e no mundo. O podcast é mais uma oportunidade de falar sobre a realidade educacional brasileira, com profissionais da área atentos às boas práticas e aos desafios do setor. A apresentação é do jornalista João Felipe Lolli e do presidente do Instituto iungo, Paulo Andrade.

Itatiaia – De Minas para o Brasil

A rádio Itatiaia é a mais ouvida do país. São quase 7 milhões de ouvintes que acompanham uma programação que traz notícias do estado, do Brasil e do
mundo. Nesses 72 anos de existência, a Itatiaia se tornou referência na cobertura esportiva, jornalística e agora no digital. No YouTube são mais de 2 milhões de inscritos, enquanto no Instagram é seguida por mais de 1 milhão de pessoas. A rádio Itatiaia está entre os 15 maiores sites de notícias do Brasil. Além de conferir a transmissão via radiodifusão, toda programação está disponível pelo site oficial da emissora e aplicativos para celular. Para informações, acesse www.itatiaia.com.br.

Conteúdo Relacionado

[user_registration_my_account]