As mulheres são maioria na docência brasileira. De acordo com dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, produzido pela organização Todos Pela Educação, elas compõem 80% dos profissionais que trabalham nas escolas públicas, entre professores e gestores.
No painel de Estatísticas Censo Escolar da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), temos outros dados sobre a docência feminina. Mais de 80% das mulheres docentes têm Licenciatura. Em 2023, nas etapas da Educação Básica (53,72%), Infantil (70,95%) e Anos Iniciais (63,74%) elas compunham a maioria na rede municipal. Na etapa do Ensino Médio, a docência feminina é maioria na rede estadual (80,11%).
Na véspera do Dia Internacional da Mulher (08/03), trazemos depoimentos de uma professora de cada região do Brasil que participaram de ações formativas realizadas pelo iungo e nos inspiraram nos últimos 5 anos.
“Minha motivação? Ter uma fonte de inspiração que nunca se esgota, pulsante em cada sala de aula, em cada contato com o outro. Ser inspirada e inspirar tantas outras pessoas faz parte do encantamento que só a docência pode proporcionar.”
Kelly Couto
Vice-diretora em São Francisco do Conde, BA
“O que me motiva é a transformação do aluno. Ensinar exige afeto, amor, empatia, doação e nós temos tudo isso dentro da nossa escola.”
Fernanda Rodrigues de Oliveira
Professora e diretora em Itacoatiara, AM
“Os professores são transformados pela escuta com os estudantes. Ao ouvirem as experiências, histórias e fragilidades de cada um, os alunos começam a se ver de forma diferente. Sou outra professora depois de trabalhar com Projetos de Vida, minha forma de encarar a educação mudou totalmente.”
Celma Oliveira
Professora em Aparecida de Goiânia, GO
“Tanto na parte profissional quanto na parte pessoal, posso dizer que fui uma Saionara antes do iungo e outra depois. Revi várias questões nos últimos anos, uma delas, sem dúvidas foi refletir sobre minha relação com o outro, minha resiliência. Acredito que a educação tem uma grande função na vida das pessoas e é, sim, possível fazer dar certo, apesar dos desafios.”
Saionara de Fátima Almeida Ramos
Professora em Joaçaba, SC
“Fiz uma escolha desde o início da minha carreira que é de acompanhar as minhas turmas. O que me move é justamente esse compromisso com a sala de aula, nós vivemos em um país muito desigual e parte da transformação social passa pela educação de qualidade para todos.”
Daiana Maria da Silva
Professora e assessora pedagógica em BH e Betim, MG
Acesse nosso instagram e marque nos comentários educadoras que te inspiram.