Professora mineira cria guia de enfrentamento ao racismo institucional nas escolas

Elaborado pela professora, pesquisadora e gestora escolar Kelly Assis, de Belo Horizonte (MG), o material oferece práticas e reflexões para uma educação antirracista no cotidiano escolar
A professora e pesquisadora Kelly Assis.

Em Belo Horizonte (MG), a professora e pesquisadora Kelly Assis transformou sua pesquisa acadêmica em um guia para identificar, enfrentar e superar o racismo institucional nas escolas públicas. O material tem como objetivo promover uma educação mais justa e plural, em que a diversidade seja parte concreta das práticas pedagógicas. Fundamentado em escutas de mães de estudantes, estudos e experiências na rede pública, o guia propõe um olhar atento sobre como o racismo se manifesta, muitas vezes de forma silenciosa, nas rotinas e estruturas escolares.

 

Acesse aqui a publicação:

 Guia para Superação do Racismo Institucional 

O material foi desenvolvido por Kelly durante o mestrado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nele, a educadora apresenta reflexões teóricas e exemplos práticos sobre o enfrentamento do racismo no ambiente escolar, com foco na construção de espaços de pertencimento, escuta e convivência respeitosa. O material inclui orientações para professores e gestores identificarem atitudes racistas naturalizadas, além de propor ações coletivas de transformação e cuidado com a comunidade escolar.

A educadora é um dos destaques da campanha “Profissão que transforma”, lançada em homenagem aos professores no mês de outubro. Conheça mais sobre a história da professora Kelly e sua atuação em: Educadora e pesquisadora mineira faz da diversidade um caminho para a convivência e valorização das diferenças na escola.

Conheça a página da campanha e deixe uma mensagem para os professores que marcaram sua trajetória:

https://professoresquetransformam.org.br/ 

[user_registration_my_account]