Metodologias ativas e iungo na PBL2025: inovação, equidade e protagonismo estudantil

As ações do iungo em desenvolvimento profissional docente ganharam destaque na conferência de metodologias ativas

 metodologias ativas e iungo na pbl 2025 conferencia internacional panpblAs ações do Instituto iungo para promoção do desenvolvimento profissional de educadores foram destaque na Conferência Internacional PBL2025 — Metodologias Ativas para um Mundo Mais Inclusivo e Equitativo, realizada em Belo Horizonte (29/10 a 01/11/2025). A equipe participou de apresentações, painéis e do comitê científico, reforçando o compromisso com a valorização docente e com práticas pedagógicas centradas nos estudantes.

O que foi a PBL2025

A conferência PBL2025 reuniu mais de 400 educadores, pesquisadores e estudantes para debater como as metodologias ativas — a exemplo da Aprendizagem Baseada em Problemas e em Projetos — fortalecem a aprendizagem com sentido, equidade, conexão com a realidade e engajamento. O encontro foi realizado por meio da parceria entre a PAN-PBL Association, PUC Minas e NAP/USP.

As contribuições do iungo na conferência de metodologias ativas

O iungo esteve presente com múltiplas contribuições institucionais e acadêmicas:

  • Formação continuada de professores como agenda nacional participação do presidente Paulo Andrade, da diretora de Educação Alcielle dos Santos, da diretora de Estratégia e Implementação Joana Rennó e da liderança Renata Alencar.
  • Pedagogias antirracistas em ação — abordagem de multimodalidade, território e metodologias ativas no ensino públicocom contribuições de Alcielle dos Santos, Geisieli Rita de Oliveira, Jefferson Meneses, Renata Alencar, Ana Paula Sefton e Juliana Leonel.
  • Trilhas autoformativas para educadores: a experiência dos cursos Cartografias com participação de Samuel Andrade, Cintia Mori, Vanessa Costa Trindade e Joana Rennó.
  • Painel “Amazônias nas salas de aula da Amazônia: transformar para conhecer!” com Renata Alencar, Joana Rennó e Alcielle Santos, do iungo; Kelly Gomes, da Universidade do Estado do Amapá e Tereza Peres, da Roda Educativa.
  • metodologias ativas e iungo na pbl 2025 conferencia internacional panpblMediação de três painéis pela presidência do iungo:
    Inteligência Artificial e Metodologias Ativas de Aprendizagem – com Paulo Blikstein (Columbia University), Dora Kaufman (PUC-SP) e Rejane Cantoni (Artista);

    Aprendizagem Ativa e o Desenvolvimento Profissional de Professores no mundo – com Fei Jiang (Northeast Normal University – China), Juliene Ferreira (Tampere University – Finlândia), Krista Glazewski (North Carolina State University -EUA) e Wan Ying Tay (Singapore University of Social Sciences – Cingapura).

    Pedagogia de projetos, Design Thinking e Cultura Maker: a perspectiva dos estudantes – com a participação de adolescentes e professoras de programas educacionais de Belo Horizonte.

A equipe iungo integrou também o comitê científico da conferência, com Renata Lazzarini Monaco, Samuel Andrade, Simone André e Tailze Melo; nosso presidente, Paulo Andrade; e a diretora de Educação, Alcielle dos Santos.

metodologias ativas e iungo na pbl 2025 conferencia internacional panpblReforçando seu compromisso com a valorização docente, o Instituto iungo ainda viabilizou, junto aos realizadores e parceiros, a participação gratuita de professores da Educação Básica da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Por que metodologias ativas

O que são metodologias ativas?

De forma resumida, são abordagens que promovem participação, investigação e resolução de problemas reais, colocando os estudantes no centro da aprendizagem. A proposta é articular conhecimentos, problemas do território e projetos de vida; e o professor(a) atua como mediador(a) dos processos de aprendizagem.

Qual a relação entre metodologias ativas e projetos de vida?

Projetos de vida ganham concretude quando os estudantes aplicam conhecimentos em situações autênticas — algo que as metodologias ativas potencializam na escola. As metodologias ativas favorecem também a aprendizagem com sentido, a colaboração, a equidade na educação, o engajamento de crianças e adolescentes e o desenvolvimento profissional docente.

Para saber mais, acesse nossa página especial sobre metodologias ativas!

Participe das formações Cartografias (inscrições abertas)

Se você é professora(or), formadora(or) de rede ou gestora(or), conheça a formação Cartografias! São três cursos on-line, autoinstrucionais e gratuitos, que você faz no seu ritmo. As inscrições estão abertas por tempo limitado.

Cartografias: mapas de projetos de vida

Cartografias: projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais (Correalização com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul)

Cartografias: planejando aulas de Projetos de Vida

Inscreva-se gratuitamente na nossa página de formação!

A presença do iungo na PBL2025 reforça um compromisso: transformar a educação com as(os) professoras(es), unindo ciência, território e práticas que promovem o protagonismo estudantil. Professor (a), explore as referências em nosso site e inscreva-se nas formações para colocar essas ideias em ação!

[user_registration_my_account]