iungo no lançamento da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Secretaria de Educação do Pará

Programa Itinerários Amazônicos é apresentado como parte das ações da nova política, em evento com a presença do ministro da educação, Camilo Santana, e do governador do Pará, Helder Barbalho.

O iungo participou ontem, dia 05/06, em Belém (PA) do lançamento da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Secretaria de Educação do Pará. O encontro reuniu mais de 2.000 professores e jovens paraenses e contou com a presença de Camilo Santana, Ministro da Educação; Katia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC; Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC; Helder Barbalho, governador do Pará; Hana Ghassan, vice-governadora do Pará; Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará, e do presidente do iungo, Paulo Emílio de Castro Andrade.

Rossieli Soares, Helder Barbalho, Camilo Santana e Hana Ghassan assinam a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. Foto: divulgação
Rossieli Soares, Helder Barbalho, Camilo Santana e Hana Ghassan assinam a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. Foto: divulgação

Depois da fala das autoridades, Paulo destacou a escola como espaço de aprendizado de conhecimentos relevantes para aprender a agir no sentido de transformar o mundo, com um vínculo entre os projetos de vida dos estudantes e a sustentabilidade.

Na sequência, a articuladora de implementação do iungo no Pará, Renata Monaco, e a formadora do iungo, Eliane de Siqueira, apresentaram o programa Itinerários Amazônicos, uma realização conjunta do iungo, do Instituto Reúna e da rede Uma Concertação pela Amazônia, em parceira com o BNDES,  o Instituto Arapyaú e o Movimento Bem Maior.

O programa, gratuito tem como objetivo  promover a Amazônia – em sua complexidade ambiental, social, histórica, cultural e econômica – nas escolas brasileiras.

Paulo Andrade, Elaine Siqueira e Renata Monaco apresentam o programa Itinerários Amazônicos. Foto: Daniel Guimarães
Paulo Andrade, Elaine Siqueira e Renata Monaco apresentam o programa Itinerários Amazônicos. Foto: Daniel Guimarães

Foram produzidos unidades curriculares e materiais pedagógicos baseados em temas amazônicos para os itinerários formativos do Ensino Médio, com a colaboração de jovens, educadores e redes de ensino da Amazônia Legal, além de especialistas. A iniciativa também oferece formação continuada para implementação destes itinerários nas escolas junto às secretarias estaduais de educação parceiras: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

Conteúdo Relacionado

[user_registration_my_account]