Equipe do iungo participa de missão institucional e visitas técnicas no Pará

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará e outras instituições parceiras da rede, o Instituto iungo colabora para construir ações de formação e materiais pedagógicos de componente voltado para a educação e meio ambiente

O iungo participou, na última semana, de uma missão institucional e uma série de visitas técnicas no estado do Pará. O objetivo foi colaborar com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-PA) e outras instituições parceiras da rede de ensino para construir ações de formação e materiais pedagógicos referentes ao componente “Educação para o meio ambiente, sustentabilidade e clima”, que será implementado nas escolas paraenses a partir de 2024.

A iniciativa faz parte da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, lançada em junho deste ano pelo governo do estado. O iungo está elaborando, sempre em colaboração intensa com a equipe da Secretaria, os materiais pedagógicos para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio, bem como as ações de formação para professores, gestores escolares e regionais e formadores da Seduc.

Foto: Acervo iungo

A programação da equipe iungo incluiu visitas a seis escolas, sendo duas em Belém e quatro na ilha de Marajó. As visitas foram uma oportunidade de diálogo com gestores escolares, professores e estudantes para obter um levantamento das iniciativas que já acontecem, conhecer o perfil das comunidades e sua diversidade, ou seja, compreender como se dá a Educação no território — como são as escolas em que atuam os professores e os estudantes para quem os projetos são pensados. Esse diagnóstico permite a construção de ações de formação continuada e materiais que contemplem a realidade escolar e as necessidades formativas dos educadores em relação às metodologias ativas e os temas relacionados a meio ambiente, sustentabilidade e clima.

Além do iungo, participaram da missão: representantes da UNESCO e do UNICEF Brasil, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Porticus.

 

Foto: Eliseu Tavares / Seduc-PA

Itinerários Amazônicos
O iungo já desenvolve ações em parceria com o Pará, por meio do programa Itinerários Amazônicos, lançado oficialmente em agosto de 2023. Construído de forma colaborativa com um grupo de 120 pessoas, composto em sua maioria por gente que nasceu ou vive nas diversas Amazônias que existem dentro do território, o programa disponibiliza gratuitamente materiais pedagógicos sobre temas amazônicos para os itinerários formativos do Ensino Médio e realiza formação continuada junto aos educadores das secretarias estaduais parceiras dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins para implementação nas escolas.

Itinerários Amazônicos é uma realização conjunta do Instituto iungo, do Instituto Reúna e da rede Uma Concertação pela Amazônia, em parceria e com investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale. Conheça: itinerariosamazonicos.org.br