Co-criação dos componentes curriculares eletivos de SC

A parceria entre o iungo e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) envolveu quase 4 mil educadores da rede estadual em 2020. Além das trilhas formativas sobre gestão pedagógica, projetos de vida e integração curricular, foi realizada um formação para a construção colaborativa dos componentes curriculares eletivos do Ensino Médio no estado.

Entre agosto e novembro, os especialistas do iungo e os técnicos da SED-SC orientaram e mediaram um trabalho coletivo junto a 363 educadores das escolas-piloto, profissionais das Coordenadorias Regionais de Educação e da equipe ProBNCC (Programa de Apoio à Implementação da BNCC).

Como resultado, tivemos 25 roteiros pedagógicos nas quatro áreas do conhecimento previstas pela BNCC e em duas áreas transversais. Estes componentes curriculares eletivos já foram adotadas em 2021 e, em 2022, foram disponibilizados em todas as escolas de Santa Catarina, beneficiando cerca de 200 mil estudantes.

A publicação está disponível on-line e serve de inspiração para outras redes estaduais e escolas de ensino médio. Há uma versão para educadores, com documentos que orientam sua implementação, e outra, para os estudantes escolherem os que mais os interessam.

“Essa parceria contribuiu para mobilizar os talentos da nossa rede. Temos muita convicção de que o portfólio com os Componentes Curriculares Eletivos é resultado de um trabalho coletivo e cooperativo, construído a partir do ciclo de ação e reflexão dos nossos professores”, conta Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, Diretora de Ensino da SED-SC.