Entrepares

Entrepares é um programa para fortalecer as Secretarias de Educação parceiras no desenvolvimento profissional dos seus professores, como estratégia essencial para impactar a formação integral dos estudantes.

A iniciativa oferece assessoria para redes públicas na estruturação de mentorias entre professores experientes e iniciantes, além de realizar formação docente.

“Desde o início de 2020, quando nasceu o iungo, sabíamos da importância de trabalhar com Secretarias de Educação, criando em colaboração e implementando as soluções para desafios das redes de ensino, junto com os gestores públicos e respeitando cada contexto”, explica Paulo Andrade, presidente do iungo. “Para além de temas específicos – como, por exemplo, ações formativas e materiais para implementar os currículos de Ensino Médio – percebemos o valor do aprendizado interno das Secretarias de Educação no próprio processo de planejamento e de gestão das formações docentes. Nossas parcerias fomentam a autonomia e protagonismo das redes para que realizem ações relevantes para os professores”, revela Paulo.

O Entrepares vai atuar junto com as Secretarias parceiras para a criação e o desenvolvimento de dois elementos estruturantes para o desenvolvimento profissional dos educadores: a entrada na carreira e a formação continuada.

Para professores ingressando na rede, a proposta é criar uma iniciativa de mentoria, em que educadores experientes e com boas práticas reconhecidas acompanhem e orientem os novatos.

A formação entre pares é reconhecida como uma prática eficaz de desenvolvimento docente, já que promove aprendizagem real, fortalece a comunidade de aprendizagem e incide na redução da desigualdade ao combater a rotatividade de professores. O foco do trabalho é o desenvolvimento profissional de professores iniciantes, podendo se estender para os demais professores interessados em se aprimorar. Nesse sentido, as ações de formação continuada são complementares e planejadas a partir da mentoria.

Neste modelo de assessoria formativa, o iungo se torna um parceiro, um interlocutor para a Secretaria Municipal transformar as ações de desenvolvimento docente em uma política – com regras, com formas de incentivo, com impacto na carreira.