Formações de professores e multiplicação de conhecimento!

Em abril e maio, o iungo realizou uma média de mais de 2 formações por dia útil do mês.

O iungo está a todo vapor com as ações de formação de professores! Apenas em abril e maio, foram realizadas 84 ações formativas, presenciais e on-line, com secretarias de educação de sete estados brasileiros.

Em média, foram mais de duas formações por dia útil do mês, alcançando um total de 8.069 educadores neste período. Vale ainda lembrar que boa parte das ações foram feitas com formadores de professores, de forma que o trabalho será multiplicado!

Lançamento da Residência EntrePares em Nova Lima (MG)
Lançamento da Residência EntrePares em Nova Lima (MG)

Em Nova Lima (MG), teve início a Residência EntrePares. O evento de lançamento foi em 27 de abril e contou com a presença do Secretário Pedro Dornas, equipe técnica da secretaria, diretoras e professoras de escolas municipais.

Já pelo o programa Itinerários Amazônicos, no Maranhão, uma aula sobre metodologias ativas alcançou 5.414 visualizações de educadores do Ensino Médio da rede estadual. No Acre, foram realizadas formações para 200 professores de Projeto de Vida. Em Mato Grosso, a ação formativa foi para 93 professores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e no Pará, 20 formadores de professores se prepararam para implementar os Itinerários Amazônicos junto às escolas.

O trabalho tem como premissa o diálogo e a colaboração com as secretarias de educação parceiros, sendo constantemente aprimorado. Renata Alencar, coordenadora de formação do iungo, destaca uma das estratégias criadas este ano pelo iungo junto com as redes de ensino, em especial com os estados de Minas Gerais e Amazonas: a sala aberta.

“Ao longo dos encontros formativos, tanto presenciais quanto online, a gente percebeu que já existem práticas interessantes sendo desenvolvidas nas escolas para desafios que muitas vezes são comuns. Então criamos a estratégia da sala aberta, uma reunião online com educadores de uma mesma rede, mediada pela equipe do iungo e da secretaria, mas aberta para a conversa, para compartilhar desafios, para a troca de experiências e percepções. Esses momentos têm sido riquíssimos e fortalecem comunidades de aprendizagem entre os educadores. Vimos professores que nem se conhecem pessoalmente, estabelecendo conexões pela via do compartilhamento de práticas e do diálogo”, Renata explica entusiasmada.

Conteúdo Relacionado

Conheça o programa!
[user_registration_my_account]