Na última quinta (10/04), foi realizado o primeiro encontro da série ‘Diálogos que transformam’, com o tema ‘Educação e impacto social: estratégia para o desenvolvimento sustentável’. O evento foi realizado no Espaço Conexão, na sede da MRV&CO, e reuniu representantes do poder público e da iniciativa privada para refletir sobre a Educação como pilar essencial para o desenvolvimento do país. Além de reforçar o compromisso do Instituto iungo com a educação pública de qualidade para todos, o encontro marcou as comemorações pelos cinco anos da organização e destacou a importância do envolvimento de toda a sociedade nesse esforço coletivo.

O encontro foi mediado por Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo e teve a presença de Maria Fernanda Menin Maia, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto iungo e presidente do Instituto MRV e de Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO e diretor do Instituto MRV. Representando as redes parcerias de ensino, compareceram Fernanda Neves, secretária adjunta de Estado de Educação de Minas Gerais e Kellen Silva Senra, da Escola de Formação de Minas Gerais.

A série ‘Diálogos que transformam’ é uma das ações que celebram os 5 anos do iungo – um marco simbólico representado pela imagem do abraço, que expressa nosso compromisso com o desenvolvimento profissional dos professores e com a transformação da educação no Brasil. Ao longo de 2025, acontecerão outros encontros com especialistas e lideranças para aprofundar o diálogo sobre temas estratégicos para o país e para o mundo.
Educação e impacto social
Eduardo Fischer, um dos representantes presentes do Instituto MRV, mantenedor do iungo, destacou o papel das empresas no fortalecimento da educação, por meio do apoio a iniciativas da sociedade civil e em diálogo com o setor público. “Acredito no trabalho feito em rede. Quando você conecta uma iniciativa de impacto, com o Estado, por exemplo, te

mos a chance de fazer a mudança. O iungo é uma iniciativa de impacto, importante. Mostrar o que o iungo faz, e o quanto esse trabalho é necessário é essencial para inspirar outras empresas a também contribuírem para um verdadeiro impacto social”, argumenta.
Maria Fernanda Menin Maia reforçou a ligação entre a trajetória do Instituto MRV, da família Menin e do iungo, enfatizando como o investimento nessa área pode mudar positivamente todo o contexto em que vivemos. “Temos procurado investir não somente os nossos recursos, mas o nosso tempo em iniciativas como o iungo. É uma alegria imensa participar dos nossos encontros, das partilhas que temos periodicamente. Eu falo que as histórias da nossa família, da empresa e do iungo estão tão conectadas que a nossa primeira atuação como Instituto iungo aconteceu no aniversário do meu pai”, lembra. Durante a fala, a presidente do Instituto MRV elogiou a escolha do abraço como símbolo dos 5 anos do iungo. “Tem tudo a ver com que prezamos, de atuar em rede, em coletividade. Isso é potente e gera impacto. Esse abraço mostra a nossa união, nosso esforço, mostra a competência da nossa equipe.”, afirma.
A secretária adjunta de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Fernanda Neves, destacou que, embora o acesso à educação básica esteja consolidado, ainda há grandes desafios. “ Estamos na luta para garantir a permanência do aluno em sala de aula. Temos políticas muito importantes para a permanência desses estudantes. E a aprendizagem é outro elemento igualmente crucial. Precisamos garantir uma educação de qualidade e que abranja todas as nossas escolas. Nesse sentido, é primordial manter parceiros como o iungo, para a qualificação dos professores, por meio da política de formação continuada.”, explica.

A experiência do Instituto iungo com a rede de ensino de Minas Gerais foi destacada por Kellen Silva Senra, da Escola de Formação, que enfatizou o papel das formações continuadas para apoiar os professores do Ensino Médio. Na sua fala, a convidada retomou sobre a defasagem e a dificuldade de aprendizagem que a rede de ensino enfrenta e de como a formação com o iungo promoveu reflexões sobre a questão. “Quando iniciamos o processo de desenvolvimento profissional dos nossos professores do Ensino Médio, a atuação do iungo foi essencial. Esse trabalho de formação contribuiu para que os docentes entendessem como os estudantes chegam no Ensino Médio. Assim, os professores conseguiram planejar o que é preciso recompor, retomar”, comenta.

Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo, encerrou o encontro reforçando o propósito da organização. “Nesse momento, nós renovamos nosso compromisso com os educadores brasileiros, por meio das nossas parcerias técnicas com as secretarias de educação dos estados e dos municípios. Entendendo que, para transformar a educação e para transformar o Brasil, nós precisamos construir com os professores, parte essencial desse processo. É isso que nos emociona, nos motiva e nos engaja a fazer isso acontecer em cada sala de aula do Brasil.”
Qual o seu desejo para os próximos 5 anos do Instituto iungo?
“Levamos nosso jeito de trabalhar, em colaboração, nas nossas parcerias. Desejo que a gente continue aprimorando nosso trabalho. Temos um impacto, de fato, muito relevante no contexto da educação. Vamos celebrar, nos orgulhar do que fazemos.” Joana Rennó, diretora de Estratégia e Implementação do Instituto iungo
“Não fazemos nada sozinho, fazemos com os professores. Eu desejo que a gente sonhe coletivo. Que possamos sonhar sonhos de compromisso social, de lutar pela educação.” Alcielle dos Santos, diretora de Educação do Instituto iungo
“Desejo que a gente possa crescer ainda mais nas formações, sabendo alcançar os professores, seja no remoto ou presencial. O que projeto para os próximos cinco anos é aprender mais sobre outras modalidades de fazer formação. Renata Alencar, do núcleo de formação continuada do Instituto iungo
“Eu desejo que o iungo continue pulsando. E que continuemos com essa conexão de equipe, que batalha nas suas parcerias.” Maria Lívia de Castro Andrade, do núcleo de formação continuada do Instituto iungo
“Desejo mais momentos assim, de encontros presenciais. Desejo também que a gente consiga disseminar, ainda mais, o que fazemos pela educação.” Thamara Strelec, coordenadora de Processos e Produtos
“Desejo que a gente possa dar um passo muito importante na formação continuada do país. Temos que avançar para que o pensamento da formação esteja com todas as redes, estabelecidas para serem permanentes. Desejo que os cursos mais concorridos sejam voltados para a educação. Isso nos leva a uma maior valorização da carreira docente e pode inspirar as novas gerações a escolher esta profissão.” Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo
Fotos: Acervo iungo