Mediação de conflitos é o tema do sétimo episódio do podcast ‘Vamos falar de escola?’

É possível prevenir situações de violência no ambiente escolar? Programa é uma parceria do Instituto iungo com a Rádio Itatiaia

Nossas interações sociais acontecem em diferentes espaços: na família, entre amigos, no trabalho, na escola, dentre outros. Para que essas relações possam fluir, sendo respeitosas e harmônicas, é preciso entender as responsabilidades e direitos que cabem a cada um. Estabelecer um bom convívio, buscar a mediação de conflitos, é uma das formas de evitar situações de violência de toda ordem, seja psicológica, verbal ou física. O que, sem dúvida, se aplica à convivência na escola.

Nesse episódio, vamos discutir como a construção de um bom clima escolar, aliado a estratégias de mediação de conflitos, ao ensino baseado na escuta, ao diálogo e ao protagonismo dos alunos podem contribuir para prevenir e reduzir a violência nas escolas. São ações que podem colaborar na promoção de um ambiente emocionalmente saudável para os estudantes se desenvolverem integralmente e para que o conjunto de pessoas na escola se relacionem de modo respeitoso, empático, valorizando a vida.

Além do jornalista e apresentador do podcast, João Felipe Lolli; e o presidente do Instituto iungo e co-apresentador, Paulo Andrade, há participação de Kely Cristina de Moura. A convidada é especialista em Convivência Ética do Colégio Santo Agostinho de Nova Lima. Também é responsável pelo Núcleo de Referência para a Cultura da Paz.

Kely Cristina participou do podcast 'Vamos falar de escola?'
Kely é especialista em  Convivência Ética.

 

Segundo Kely, “A escola não é um universo paralelo, é um espaço de convivência, sujeito a conflitos, que é inerente às nossas relações. A aula de convivência ética entra para os alunos como um espaço de aprendizagem coletiva direta, programada e sistematizada. Além disso, nós temos um espaço, que é o núcleo, onde o aluno tem momentos de escuta. Recebo, acolho, ouço e vamos entender o que está acontecendo. Assim, podemos criar alternativas pedagógicas de superação desses conflitos e violência. Nesse processo, a família está sempre conosco, o que favorece o sucesso do trabalho e o desenvolvimento do estudante como um todo”, afirma Kely.

 

Sobre o podcast

Os episódios da primeira temporada estão disponíveis para você ouvir pelo Spotify, Deezer, Amazon e nas demais plataformas de áudio. A programação também está no site – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/. A periodicidade é quinzenal e indicada para todas as idades.

O podcast ‘Vamos falar de escola?’ é uma parceria do Instituto iungo com a rádio Itatiaia, maior grupo de comunicação de Minas Gerais e a rádio mais ouvida do Brasil (Kantar IBOPE Media), para ampliar o alcance da mensagem pela valorização da educação de qualidade e dos profissionais que a transformam todos os dias em sala de aula.

Conteúdo Relacionado

Simone Ribeiro participou do 3º episódio do podcast 'Vamos falar de escola?'
Comunidade Escolar
[user_registration_my_account]