O último episódio da primeira temporada do podcast ‘Vamos falar de escola?’ traz a educação midiática em sala de aula como tema. Para falar desse assunto, a convidada foi a professora Janaína Pessoa , que leciona português e dentro dessa disciplina, conduz aulas como educadora midiática. A conversa, mediada pelo jornalista João Felipe Lolli e Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo e co-apresentador do podcast, mostrou como Janaína implementou uma Agência Jovem de Notícias, com as suas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os alunos têm aprendido sobre os gêneros jornalísticos, a buscar mais de uma fonte de notícias, a ter um olhar crítico para matérias e reportagens, a entender o que é fato e o que é desinformação.
Mas afinal, o que é educação midiática? De acordo com o site EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta, a educação midiática é um “conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.” O tema, inclusive, está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Isso permite que a gente faça esse trabalho de educação midiática que é tão importante nos dias atuais. Como eu sou professora do 4º ano do Ensino Fundamental, os conteúdos do componente curricular da língua portuguesa são voltados para os gêneros jornalísticos”, afirma a professora.
A Agência Jovem faz a cobertura dos eventos que acontecem em sala. Um exemplo foi uma eleição, onde os estudantes foram divididos entre candidatos e eleitores. O intuito foi demonstrar como funciona um pleito eleitoral, desde o trabalho de cada representante da população, os partidos, as propostas de campanha. A Agência produziu vídeos e matérias a respeito, veiculadas nas turmas participantes. Iniciativas como essa, em geral, são realizadas com os adolescentes e jovens. No entanto, a professora acredita na importância de começar projetos como esse ainda com os menores, visto o potencial entre eles. “A Agência Jovem de Notícias surgiu de um grande sonho que eu tinha de trabalhar conteúdos jornalísticos com alunos do ensino fundamental anos iniciais. As crianças têm um potencial muito grande pra isso, gostam muito das mídias e precisam ter pensamento crítico.”
Agência Jovem de Notícias concorre a prêmio nacional
A criação da Agência Jovem de Notícias é um dos projetos finalistas do Prêmio Professor Porvir. A premiação celebra práticas pedagógicas que fazem a diferença na educação brasileira. O edital contempla professores de escolas públicas e privadas de todo o país, desde a educação infantil até o ensino médio. O anúncio dos vencedores ocorrerá em março de 2025.
Em 2020, Janaína ficou em 3º lugar no prêmio Professor Transformador, com o projeto “Fábrica de Aventuras”, realizado no colégio espanhol Santa Maria Minas, em Belo Horizonte. O projeto resultou em uma animação. Na aula de produção de textos, os alunos criaram uma história de aventura, em grupo. Em seguida, transformaram em um roteiro e os personagens foram animados em um aplicativo – o Toontastic. As vozes dos personagens também foram gravadas em um celular. As animações produzidas foram exibidas para as turmas participantes em uma sessão com pipoca.
Onde ouvir
Confira a playlist completa da 1ª temporada! Você pode ouvir pelo Spotify, Deezer, Amazon e nas demais plataformas de áudio. A programação também está disponível no site – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/. A periodicidade é quinzenal e indicada para todas as idades.
O podcast ‘Vamos falar de escola?’ é uma parceria do Instituto iungo com a rádio Itatiaia, maior grupo de comunicação de Minas Gerais e a rádio mais ouvida do Brasil (Kantar IBOPE Media), para ampliar o alcance da mensagem pela valorização da educação de qualidade e dos profissionais que a transformam todos os dias em sala de aula.