
Em Belo Horizonte (MG), a professora e pesquisadora Kelly Assis transformou sua pesquisa acadêmica em um guia para identificar, enfrentar e superar o racismo institucional nas escolas públicas. O material tem como objetivo promover uma educação mais justa e plural, em que a diversidade seja parte concreta das práticas pedagógicas. Fundamentado em escutas de mães de estudantes, estudos e experiências na rede pública, o guia propõe um olhar atento sobre como o racismo se manifesta, muitas vezes de forma silenciosa, nas rotinas e estruturas escolares.
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Guia para Superação do Racismo Institucional

O material foi desenvolvido por Kelly durante o mestrado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nele, a educadora apresenta reflexões teóricas e exemplos práticos sobre o enfrentamento do racismo no ambiente escolar, com foco na construção de espaços de pertencimento, escuta e convivência respeitosa. O material inclui orientações para professores e gestores identificarem atitudes racistas naturalizadas, além de propor ações coletivas de transformação e cuidado com a comunidade escolar.
A educadora é um dos destaques da campanha “Profissão que transforma”, lançada em homenagem aos professores no mês de outubro. Conheça mais sobre a história da professora Kelly e sua atuação em: Educadora e pesquisadora mineira faz da diversidade um caminho para a convivência e valorização das diferenças na escola.
Conheça a página da campanha e deixe uma mensagem para os professores que marcaram sua trajetória: