Professores de humanidades: temos um curso gratuito e que cabe no seu tempo!

Metodologias ativas de aprendizagem para área de humanas

Para você que dá aulas na área de ciências humanas e quer se aprimorar em metodologias ativas, estão abertas até 6 de março as inscrições no ATIVAR!. O curso é oferecido gratuitamente pelo Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP em parceria com o iungo, para professores do Ensino Médio e Anos Finais do Fundamental.

O ATIVAR! é online e muito acessível, utilizando principalmente o Whatsapp. Com duração de oito semanas, ele também se encaixa no tempo disponível dos professores: é preciso se dedicar cerca de 15 minutos diários, de segunda a sexta, nos estudos e reflexões individuais. Semanalmente, também são realizados encontros de uma hora com grupos de até 18 educadores e um tutor da USP.

Para a área de humanidades a formação aborda questões ligadas a uma educação emancipatória, antirracista, culturalmente relevante e decolonial. A proposta é lançar um olhar sobre o Brasil contemporâneo na construção de um sentido de humanidade pautada pela solidariedade e pela abertura à alteridade.

O curso trabalha esses temas por meio das metodologias ativas e de um projeto integrador, desenvolvido por grupos de até seis cursistas e proposto a partir de reais de suas escolas.

Para receber os certificados de curso de 40h, emitidos pelo NAP-USP e pelo iungo, é preciso ter ao menos 75% de frequência nas reuniões semanais e a nota mínima de 7,0 (sete), calculada pela média da nota do plano de aula elaborado individualmente e da nota do projeto integrador realizado e apresentado em grupo.

Para se inscrever e para mais informações, acesse o site preparado pelo NAP-USP!