Seminário Internacional sobre Projetos de Vida reúne grandes nomes na USP

O evento teve foco na relação entre os projetos de vida e a transformação social

O Seminário Internacional Projetos de Vida e Transformações Sociais, realizado nos dias 12 e 13 de novembro na Universidade de São Paulo (USP), trouxe ao Brasil nomes como Kendall Bronk (EUA) e Xus Martín (Espanha) para dialogar com referências nacionais, a exemplo de Valéria Arantes (USP), Ulisses Araújo (USP), Paulo Emílio Andrade (iungo), Alcielle dos Santos (iungo), Cléa Maria Ferreira (iungo) e Helena Singer (Ashoka).

Pessoas sentadas em um auditório da USP
Seminário foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro

As conferências, painéis e rodas de conversa envolveram discussões sobre as interrelações entre os projetos de vida (saiba sobre o trabalho com projetos de vida na escola mais aqui) e questões das juventudes, de gênero, perspectiva étnico-racial e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O encontro foi realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP), Faculdade de Educação e Instituto de Psicologia da USP, com apoio do Instituto iungo.

Palestrantes sentados atrás de uma mesa, com um telão atrás, em auditório da USP. Plateia de frente, sentada.
Paulo Andrade (à esq) no Seminário Internacional Projetos de Vida e Transformações Sociais

O presidente do iungo, Paulo Emílio Andrade, coordenou um dos painéis com foco em Desenvolvimento Profissional Docente, que trouxe apresentações de educadores e instituições de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. “Os projetos de vida são, muito mais do que um tema ou componente curricular, um propósito da própria educação. A escola só faz sentido na medida em que ela se conecta com os projetos de vida dos estudantes”, resumiu.

Alcielle dos Santos, diretora de Educação do iungo; e Cléa Maria Ferreira, liderança do EntrePares no iungo e representante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros; participaram do painel “Projetos de Vida na Perspectiva Étnico-Racial”, ao lado de Isabelle Christina dos Santos, criadora do projeto Meninas Negras, embaixadora do UNICEF e jovem transformadora Ashoka. Foram destaques da discussão o engajamento do jovem em projetos de vida que possam fazer parte de transformações sociais; os fatores que podem interromper a realização desses projetos, principalmente da juventude negra; e o compromisso da educação com essa perspectiva.

Mesa com cartaz, telão desligado ao fundo. No lado direito da mesa, três mulheres negras, de pé, sorrindo para a foto.
Cléa, Alcielle e Isabelle no Seminário Internacional Projetos de Vida e Transformações Sociais

 
Parceria para projetos de vida consistentes e conscientes

A parceria do iungo, referência em projetos de vida na escola, com a USP, uma das melhores universidades do mundo e a melhor da América Latina, também esteve presente no Seminário Internacional, com apresentações sobre os programas ATIVAR! Metodologias Ativas por WhatsApp e Repensando o Currículo.

O ATIVAR! tem um formato inovador, em que educadores de todo o país acessam os conteúdos por meio do WhatsApp e se reúnem, semanalmente, em tempo real, com tutores da USP, de forma virtual. Ao final dos cursos, os concluintes recebem certificado da USP e passam a fazer parte de uma rede de troca de experiências com os educadores já formados pelo Ativar!, desde 2021. São dois cursos: Projetos de Vida e o Bom Professor e Novas Arquiteturas Pedagógicas.

Já o programa Repensando o Currículo contou com quatro edições e levou cursos gratuitos e on-line para educadores de todo o país nas áreas de Linguagens, Ciências, Humanidades e Projetos de Vida.

Você sabia?

Este não foi o primeiro evento realizado em conjunto pelas instituições. Em 2021, foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas na Educação Básica, voltado para as Metodologias Ativas na Educação Básica, em parceria com a Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies (PAN-PBL). O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais, a fim de promover o compartilhamento de estratégias inovadoras para a sala de aula e o incentivo ao protagonismo do estudante, levando em consideração as individualidades e realidades. Assista às palestras: https://iungo.org.br/formacao/congresso-educacao-ativa/

A parceria alimenta também trabalhos científicos na área de Educação. O programa de pesquisas “O professor da escola pública brasileira: seus sonhos, desejos e projetos de vida” elaborado pelo NAP/USP em parceria com o iungo, traz uma análise baseada em dois estudos realizados a partir da escuta de professores de todo o país: o primeiro, “O professor da escola pública brasileira: seus desejos e projetos de vida”, e o segundo, “A escola pública dos sonhos para os educadores brasileiros”. Saiba mais aqui.

Para conhecer mais sobre essa cooperação inovadora, acesse: https://iungo.org.br/parceria-nap-usp/aqui

Conteúdo Relacionado

[user_registration_my_account]