O Seminário Internacional Projetos de Vida e Transformações Sociais, realizado nos dias 12 e 13 de novembro na Universidade de São Paulo (USP), trouxe ao Brasil nomes como Kendall Bronk (EUA) e Xus Martín (Espanha) para dialogar com referências nacionais, a exemplo de Valéria Arantes (USP), Ulisses Araújo (USP), Paulo Emílio Andrade (iungo), Alcielle dos Santos (iungo), Cléa Maria Ferreira (iungo) e Helena Singer (Ashoka).
As conferências, painéis e rodas de conversa envolveram discussões sobre as interrelações entre os projetos de vida (saiba sobre o trabalho com projetos de vida na escola mais aqui) e questões das juventudes, de gênero, perspectiva étnico-racial e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O encontro foi realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP), Faculdade de Educação e Instituto de Psicologia da USP, com apoio do Instituto iungo.
O presidente do iungo, Paulo Emílio Andrade, coordenou um dos painéis com foco em Desenvolvimento Profissional Docente, que trouxe apresentações de educadores e instituições de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. “Os projetos de vida são, muito mais do que um tema ou componente curricular, um propósito da própria educação. A escola só faz sentido na medida em que ela se conecta com os projetos de vida dos estudantes”, resumiu.
Alcielle dos Santos, diretora de Educação do iungo; e Cléa Maria Ferreira, liderança do EntrePares no iungo e representante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros; participaram do painel “Projetos de Vida na Perspectiva Étnico-Racial”, ao lado de Isabelle Christina dos Santos, criadora do projeto Meninas Negras, embaixadora do UNICEF e jovem transformadora Ashoka. Foram destaques da discussão o engajamento do jovem em projetos de vida que possam fazer parte de transformações sociais; os fatores que podem interromper a realização desses projetos, principalmente da juventude negra; e o compromisso da educação com essa perspectiva.
Parceria para projetos de vida consistentes e conscientes
A parceria do iungo, referência em projetos de vida na escola, com a USP, uma das melhores universidades do mundo e a melhor da América Latina, também esteve presente no Seminário Internacional, com apresentações sobre os programas ATIVAR! Metodologias Ativas por WhatsApp e Repensando o Currículo.
O ATIVAR! tem um formato inovador, em que educadores de todo o país acessam os conteúdos por meio do WhatsApp e se reúnem, semanalmente, em tempo real, com tutores da USP, de forma virtual. Ao final dos cursos, os concluintes recebem certificado da USP e passam a fazer parte de uma rede de troca de experiências com os educadores já formados pelo Ativar!, desde 2021. São dois cursos: Projetos de Vida e o Bom Professor e Novas Arquiteturas Pedagógicas.
Já o programa Repensando o Currículo contou com quatro edições e levou cursos gratuitos e on-line para educadores de todo o país nas áreas de Linguagens, Ciências, Humanidades e Projetos de Vida.
Você sabia?
Este não foi o primeiro evento realizado em conjunto pelas instituições. Em 2021, foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas na Educação Básica, voltado para as Metodologias Ativas na Educação Básica, em parceria com a Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies (PAN-PBL). O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais, a fim de promover o compartilhamento de estratégias inovadoras para a sala de aula e o incentivo ao protagonismo do estudante, levando em consideração as individualidades e realidades. Assista às palestras: https://iungo.org.br/formacao/congresso-educacao-ativa/
A parceria alimenta também trabalhos científicos na área de Educação. O programa de pesquisas “O professor da escola pública brasileira: seus sonhos, desejos e projetos de vida” elaborado pelo NAP/USP em parceria com o iungo, traz uma análise baseada em dois estudos realizados a partir da escuta de professores de todo o país: o primeiro, “O professor da escola pública brasileira: seus desejos e projetos de vida”, e o segundo, “A escola pública dos sonhos para os educadores brasileiros”. Saiba mais aqui.
Para conhecer mais sobre essa cooperação inovadora, acesse: https://iungo.org.br/parceria-nap-usp/aqui