O projeto “Ateliê Biográfico – Histórias Marcadas” propõe uma formação a partir dos pressupostos teóricos da biograficidade. As narrativas docentes são o ponto de partida para o trabalho de reconhecimento de marcadores sociais que fazem parte das vivências comuns entre professores e alunos. Ao narrar suas experiências, o sujeito toma a si mesmo como objeto de reflexão e essa interação de diálogos entre os espaços, pessoal e social, pode contribuir para uma compreensão de si mesmo e do outro. Neste quadro do Janelas, os três educadores contam como o projeto Ateliê Biográfico acontece com os professores de sua escola. Temos aqui uma partilha de prática para te inspirar nas conexões com seus colegas educadores!
Kele Frossard é professora de História e mestranda em educação. Joaquim Olegário é professor de Informática e mestrando em educação. Wilian Marcos professor de Ensino Religioso e mestre em educação. Kele, Joaquim e Wilian trabalham juntos em uma escola de Ensino Fundamental em Itabira – Colégio Municipal Professora Didi Andrade – e já há alguns anos atuam no desenvolvimento de projetos buscando o protagonismo de alunos e professores a partir da compreensão sobre a importância institucional da escola no cotidiano de todos. Em 2021, participam como professores residentes da Residência iungo para Educadores, representando, como coletivo, o Colégio Didi Andrade.