Neste mês de março o iungo completa dois anos de fundação. O instituto foi criado com uma visão de educação: uma escola em que os estudantes se desenvolvem integralmente e podem construir seus projetos de vida. A gente acredita que a escola deve ser fonte de sonhos, oportunidades, possibilidades para cada aluno e um caminho para uma sociedade melhor.
Para a gente, o professor é a base da educação e o principal agente de transformação da escola. Então, trabalhar por essa educação de qualidade para todos depende, antes de tudo, de acreditar e investir no potencial dos nossos professores. De possibilitar a cada educador que está na sala de aula as melhores oportunidades de formação e de construção de seus projetos de vida.
E são mais de 2,1 milhões de professores no Brasil. Apoiá-los e oferecer a eles uma formação consistente é um desafio que depende da colaboração, do encontro de conhecimentos complementares e da soma de muitos pontos de vista. Por isso, a gente trabalha em parceria com secretarias da educação, universidades e outras organizações do terceiro setor.
Nestes dois anos de atuação, o iungo firmou parcerias com 12 redes estaduais de educação e impactou diretamente 180 mil educadores com ações de formação.
A gente também se orgulha de trabalhar com outros parceiros como a USP, a Unicamp, a PUC-Minas, o Instituto Reúna, o Itaú Educação e Trabalho, o Porvir, o Instituto Arapyaú, além de fazer parte da rede Uma Concertação pela Amazônia.
E tudo que foi produzido nesta caminhada tem que ser compartilhado. Porque o conhecimento tem o poder de transformar vidas e deve estar ao alcance de todos. Então, o resultado e o aprendizado das formações e dos materiais feitos para apoiar professores estão disponíveis gratuitamente.
Já foram mais de 388 mil visualizações de vídeos para educadores, 55 mil downloads de materiais pedagógicos e 660 mil acessos às nossas plataformas digitais.
Este balanço dos últimos dois anos nos estimula a continuar contribuindo pela transformação das escolas no país. A gente sabe que ainda há muito por fazer e reconhece os desafios históricos e atuais da educação brasileira. Por isso, nos próximos anos a gente vai continuar trabalhando incansavelmente, junto com os professores e com parceiros de peso, para contribuir com a escola com a qual sonhamos.