Aprendizagem Criativa: conheça a parceria entre iungo e SEE-MG

Saiba mais sobre a parceria entre iungo e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Alegria e conexão marcaram a noite da aula inaugural da Pós-graduação lato sensu em Aprendizagem Criativa, que aconteceu no dia 13 de março de 2020. O curso é resultado da articulação do Instituto iungo, Instituto MRV, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e da PUC Minas.

A pós-graduação tem duração de 18 meses e acontecerá nas próprias escolas, estimulando a interação entre os educadores a partir de seus conhecimentos, seus interesses e suas experiências. O curso tem abordagem teórico-prática e colocará em pauta conceitos relacionados a currículo, metodologias ativas, planejamento e avaliação, entre outros, de modo que os conhecimentos aprendidos venham a povoar as salas de aula, os vários espaços da escola e as relações entre seus integrantes. A PUC Minas, parceira do Instituto iungo na concepção e execução do curso, certificará os participantes.

O Programa prevê, ainda, por meio de trilhas semipresenciais, um trabalho relacionado aos projetos de vida dos educadores, envolvendo projeções do futuro relacionadas às dimensões pessoal, social e profissional. Além disso, as escolas conceberão e desenvolverão práticas pedagógicas inovadores por meio de projetos coletivos que envolvem os educadores e estudantes para resolver problemas relevantes no ambiente escolar, fomentando a construção de comunidades de aprendizagem.

A abertura do curso aconteceu no Instituto iungo, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. Além dos Diretores, Especialistas e Professores das Escolas Estaduais parceiras, estavam presentes o Secretário Adjunto de Estado de Educação de Minas Gerais, Edelves Rosa Luna, a Presidente do Instituto iungo e Diretora do Instituto MRV, Maria Fernanda Menin, o Diretor Geral do iungo, Paulo Emílio de Castro Andrade, as Coordenadoras da Pós-Graduação Aprendizagem Criativa e Professoras da PUC Minas, Renata Alencar e Tailze Melo e a Diretora da Humbiumbi, Maria Lívia de Castro.

Saiba mais sobre o Programa Aprendizagem Criativa.