Avaliação escolar: provas não são o único instrumento para acompanhar a aprendizagem

Tema é discutido no sexto episódio do podcast ‘Vamos falar de escola?’

A prova na escola é a única forma de estimular os alunos a estudar? Quando pensamos na educação e nas transformações ocorridas nos últimos anos, são necessárias mudanças, inclusive nos métodos de avaliação dos estudantes. Contudo, o que fazer com o resultado de uma prova? Na atualidade, a memorização de conteúdo não é mais o foco da educação. A escola precisa fazer com que os estudantes se desenvolvam integralmente, em um mundo com acesso rápido e quase ilimitado à informação. Como aprender a colaborar, pensar criticamente, investigar, contribuir com a sociedade, desenvolver habilidades para o trabalho? Nesse cenário, a prova deve ser uma ferramenta para que o professor acompanhe oque foi aprendido e planeje as próximas aulas.

A prova na escola foi a pauta do sexto episódio do podcast ‘Vamos falar de escola?’, produção do Instituto iungo em parceria com a Rádio Itatiaia. O apresentador João Felipe Lolli e o co-apresentador Paulo Andrade, presidente do iungo, receberam Ana Mourão, diretora pedagógica da Escola da Serra, instituição de ensino privada do Infantil ao Ensino Médio em Belo Horizonte.

Ana Mourão é diretora pedagógica da Escola da Serra, em BH.
A diretora pedagógica Ana Mourão.

Na escola onde a educadora atua são realizadas avaliações formativas constantes, que servem de direcionamento para o trabalho dos professores. Segundo a diretora pedagógica, os alunos têm bastante autonomia e protagonismo naquilo que aprendem e a avaliação acontece de forma mais individualizada. Além disso, os estudantes também fazem uma autoavaliação para compreender a assimilação da aprendizagem. “A prova pode existir, é um recurso possível; mas ela não é, definitivamente, a nossa principal estratégia de validação de aprendizado. Nem provas e nem notas”, explica.

Sobre o podcast

Esse e outros episódios da primeira temporada estão disponíveis para você ouvir pelo Spotify, Deezer, Amazon e nas demais plataformas de áudio. A programação também está no site – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/. A periodicidade é quinzenal e indicada para todas as idades.

O podcast ‘Vamos falar de escola?’ é uma parceria do Instituto iungo com a rádio Itatiaia, maior grupo de comunicação de Minas Gerais e a rádio mais ouvida do Brasil (Kantar IBOPE Media), para ampliar o alcance da mensagem pela valorização da educação de qualidade e dos profissionais que a transformam todos os dias em sala de aula.

Conteúdo Relacionado

Telmi e Priscila são convidadas do podcast 'Vamos falar de escola?'
Formas de ensinar Português e Química
[user_registration_my_account]