Curso sobre metodologias ativas para professores de linguagens

Um curso gratuito, com a mão na massa e tutores da USP. E o melhor: cabe no seu tempo!

Você dá aulas na área de linguagens e quer se aprimorar em metodologias ativas de aprendizagem? Até dia 6 de março, estão abertas as inscrições para o ATIVAR!, curso gratuito oferecido pelo Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP em parceria com o iungo. O curso foi pensado para professores de língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física, do Ensino Médio ou Anos Finais do Fundamental.

O ATIVAR! é online e muito acessível, utilizando principalmente o Whatsapp. Com duração de oito semanas, ele também se encaixa no tempo disponível dos professores: é preciso se dedicar cerca de 15 minutos diários, de segunda a sexta, nos estudos e reflexões individuais. Semanalmente, também são realizados encontros de uma hora com grupos de até 18 educadores e um tutor da USP.

O curso trata as linguagens como meio e como meta do processo educativo: linguagem como eixo formativo, língua e escrita, língua e leitura, escrita e letramento, educação artística, educação física e língua estrangeira. Se baseia em metodologias ativas de aprendizagem com trabalho colaborativo, aprendizagem mão na massa, o uso de situações-problema e interdisciplinaridade. Ao longo da formação, um projeto integrador é desenvolvido por grupos de até seis cursistas, sendo proposto a partir de reais de suas escolas.

Para receber os certificados de curso de 40h, emitidos pelo NAP-USP e pelo iungo, é preciso ter ao menos 75% de frequência nas reuniões semanais e a nota mínima de 7,0 (sete), calculada pela média da nota do plano de aula elaborado individualmente e da nota do projeto integrador realizado e apresentado em grupo.

Para se inscrever e para mais informações, acesse o site preparado pelo NAP-USP.