O professor como mediador e os estudantes como protagonistas no aprendizado

Este episódio do ‘Vamos falar de escola?’ aborda como professores e alunos podem construir conhecimentos conjuntamente

Na sala de aula, a Lyra Lana, professora de Biologia, guia os alunos no processo de aprendizagem. Lyra acredita que os estudantes conseguem assimilar melhor os conteúdos quando se tornam participantes ativos na construção do saber. Um caminho que faz a diferença não só na escola, mas no dia a dia deles. Esse é o tema do segundo episódio do podcast ‘Vamos falar de escola?’, parceria do Instituto iungo e Itatiaia. Nesta segunda temporada, a conversa é inspirada na tese ‘O que é ser um bom professor?’, do pesquisador e presidente do iungo, Paulo Andrade. A pesquisa analisou as respostas de mais de 280 professores de todo o Brasil, sobre o que caracteriza um bom professor.

Entre os aspectos apontados no estudo está o professor que estimula a autonomia dos alunos. Aquele que se importa com o desenvolvimento deles, incentivando-os a valorizar seu repertório, a construir seus próprios conhecimentos e a pensar suas formas de agir no mundo.

Para a Lyra, essa maneira de estar na sala de aula é o que a motiva diariamente. Com licenciatura e bacharelado em Biologia, também é especialista em Psicopedagogia e possui mestrado na área. Já lecionou no Ensino Fundamental II e Ensino Médio na rede pública estadual de Minas Gerais. Atualmente atua como formadora na Escola de Formação de MG. A professora participou das formações do programa Nosso Ensino Médio, realizado pelo Instituto iungo, Instituto Reúna e Itaú Educação e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Uma das atividades que ela realizou com seus estudantes foi sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). O trabalho em questão foi produzir um material após a exibição de um documentário sobre o assunto. “Depois de exibir o documentário, fizemos um debate e com isso, eles produziram uma linha do tempo sobre o papel do SUS na mitigação da AIDS. No fechamento do trabalho, eles fizeram um conteúdo para uma rede social, baseado no que aprenderam ao longo dessas aulas”, comenta.

Anna Catarina, estudante de Ciências Biológicas
Anna escolheu cursar Biologia após às aulas da Lyra

A maneira como a Lyra exerce a profissão docente, inspirou a trajetória da Anna Catarina Guimarães, estudante de Biologia. Ela afirma que a escolha da graduação foi influenciada pelas aulas da professora. “Eu queria cursar Engenharia Civil. Tenho afinidade com Matemática, então, me via nessa área. E aí, comecei a ter aulas com a Lyra no 2º ano do Ensino Médio. Quando ela ensinou sobre Genética, fiquei ainda mais encantada e tudo mudou. Decidi então pelas Ciências Biológicas”, diz. Atualmente, Anna está na reta final do curso e faz estágio em Virologia.

Conheça mais sobre a história da Lyra e da Anna Catarina no Spotify, Deezer, Amazon ou outro tocador da sua preferência. A programação também está disponível no site – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/. A segunda temporada está sendo disponibilizada semanalmente, sempre às quintas-feiras. E o melhor, é indicada para todas as idades!

O podcast ‘Vamos falar de escola?’ é uma parceria do Instituto iungo com a rádio Itatiaia, maior grupo de comunicação de Minas Gerais e a rádio mais ouvida do Brasil (Kantar IBOPE Media), para ampliar o alcance da mensagem pela valorização da educação de qualidade e dos profissionais que a transformam todos os dias em sala de aula.

Conteúdo Relacionado

[user_registration_my_account]