O que é ser um bom professor? Em pesquisa, Paulo Andrade investiga a visão dos professores brasileiros sobre a profissão

Tema da tese inspirou a segunda temporada do podcast

Para entender o que caracteriza uma boa professora ou um bom professor, Paulo Andrade, pesquisador e presidente do Instituto iungo, entrevistou aqueles que mais entendem do assunto: os professores. Mais de 280 respostas de todas as regiões do país foram analisadas para compreender o que é ser um bom professor. Essa pesquisa inspirou a segunda temporada do podcast ‘Vamos falar de escola?, que contou com a presença de cinco docentes da rede pública de Belo Horizonte. Tatiana Camargos, Liliane Rezende, Lyra Lana, Vitor Fiuza e Daiana dos Santos contaram sobre a formação, a relação com a escola e o que os inspira nessa profissão. Com apresentação de João Felipe Lolli, jornalista da Itatiaia, a temporada também recebeu os estudantes Arthur Muniz, Anna Catarina Guimarães e Livia Teodoro.

De acordo com Paulo, o conceito de bom trabalho surgiu na década de 90, a partir de estudos sobre profissionais norte-americanos. Assim, um bom trabalho é aquele que preza pela excelência – é especializado, possui qualidade, planejamento; pela ética – que pressupõe uma atuação com respeito, honestidade; e o engajamento – que diz de um profissional motivado com o que faz.

Paulo Andrade, homem branco, cabelos grisalhos, com óculos de grau e uma camisa social clara.
Paulo Andrade entrevistou professores de todo o Brasil sobre a profissão docente

Foram essas as dimensões consideradas para a tese, que identificou a empatia como mais um ponto importante na carreira docente. Paulo afirma que “A nossa teoria de foco nessa pesquisa é o conceito de Bom trabalho, desenvolvido por Gardner, Damon, Csikszentmihalyi. A partir de milhares de entrevistas com profissionais de áreas diversas, eles buscaram compreender o que caracteriza um bom profissional. Chegando então, aos três E´s (excelência, ética e o engajamento). A pesquisa, no caso dos professores brasileiros, traz fortemente os três E´s mencionados, e acrescenta um quarto E, que é a Empatia. Fica claro então, na visão dos entrevistados, que um bom professor também é empático, tem capacidade de escuta, compreende quem é aquele aluno que está na sala de aula, quais são as suas histórias, seus desejos, interesses e necessidades. O que esse aluno espera da escola, da vida. Os educadores ressaltaram também a importância de conhecer o contexto desse estudante e conectar com esse contexto, entender que esse aluno não é apenas um ser que está ali na sala de aula. O vínculo é outro fator relevante. “Aprende-se mais e melhor quando temos um vínculo positivo, seja com os colegas ou os professores”, explica.

Com isso, a tese mostra que professoras e professores do Brasil se destacam:

          • pela Excelência: Nos processos pedagógicos, são inovadores, mediadores da aprendizagem, mobilizam sonhos e interesses dos alunos. Dominam a área de conhecimento, investem no desenvolvimento profissional e reconhecem a importância do trabalho entre pares.
          • pela Ética: Têm responsabilidade com a docência e os alunos. Se preocupam com a equidade, entendem a importância de uma aprendizagem que contemple todos os estudantes.
          • pelo Engajamento: São engajados com as atividades que exercem. Têm vocação, compromisso e buscam caminhos para superar as dificuldades.
          • e pela Empatia: Criam vínculos, praticam a escuta e o cuidado com o outro. Se informam sobre o contexto dos alunos, suas famílias, respeitam e valorizam as diferenças.

        Aproveite para conhecer essa e outras histórias de brilhar os olhos! Basta acessar o Spotify, Deezer, Amazon ou outro tocador da sua preferência. A programação também está disponível no site – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/. A segunda temporada está sendo disponibilizada semanalmente, sempre às quintas-feiras. E o melhor: é indicada para todas as idades!

        A segunda temporada está sendo disponibilizada semanalmente, sempre  às quintas-feiras. E o melhor: é indicada para todas as idades!
        O podcast ‘Vamos falar de escola?’ é uma parceria do Instituto iungo com a rádio Itatiaia, maior grupo de comunicação de Minas Gerais e a rádio mais ouvida do Brasil (Kantar IBOPE Media), para ampliar o alcance da mensagem pela valorização da educação de qualidade e dos profissionais que a transformam todos os dias em sala de aula.

Conteúdo Relacionado

[user_registration_my_account]