Parceria entre o Instituto iungo e a rede de ensino do Maranhão completa dois anos e é ampliada também para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Colaboração começou em 2023 e segue promovendo formações continuadas para educadores de todo o estado

O mês de agosto marcou o início de mais uma etapa da parceria entre o Instituto iungo e a rede de ensino do Maranhão. Com foco na recomposição das aprendizagens, o novo percurso formativo chega para apoiar a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA) na implementação do programa federal “Escola das Adolescências”, direcionado aos Anos Finais do Ensino Fundamental.

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Um pouco de história

A parceria entre o Instituto iungo e a Seduc-MA começou em 2023, com foco na implementação do novo currículo do Ensino Médio a partir do programa Itinerários Amazônicos. Em 2025, o trabalho ampliou-se também para os Anos finais do Ensino Fundamental. 

Foto: Arquivo pessoal

 

Para a articuladora do iungo no Maranhão, Renata Lazzarini Monaco, o trabalho em conjunto é fundamental para o desenvolvimento das ações. “Nós aprendemos com as equipes da rede de ensino e eles aprendem conosco. A  troca de saberes está sempre presente e é bastante intensa. Como articuladora do território, me sinto privilegiada de estar na liderança dessa parceria”, diz. 

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Michele Borges, formadora de referência do iungo para o território maranhense, descreve os impactos da trajetória que vem sendo construída com a rede de ensino. “O que mais me toca é perceber como os professores e professoras têm se apropriado das propostas e recriado as práticas, trazendo a força dos seus territórios, das suas comunidades e das suas culturas para dentro das escolas. Essa riqueza nos mostra que não existe um único caminho, mas sim uma tessitura coletiva que fortalece cada passo dado. É nesse espírito que seguimos tecendo juntos uma educação que reconstrói aprendizagens, promove equidade e se enraíza na realidade maranhense para projetar futuros mais justos e, ao mesmo tempo, tornar o presente mais significativo”, sintetiza.

Programa Escola das Adolescências e Clubes de Letramento

Uma das novidades deste ano é o apoio à implementação do programa Escola das Adolescências,  instituído pela Portaria n° 635/2024, do Governo Federal. O programa estabelece apoio técnico-pedagógico e financeiro com foco nos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano) e tem como objetivo a construção de uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com a pluralidade de viver a adolescência no Brasil e que impacte positivamente a qualidade social da educação e o desenvolvimento integral dos estudantes. 

Neste contexto, o programa prevê os Clubes de Letramento, essenciais para o seu desenvolvimento porque contam com duas funções: a recomposição de aprendizagem e a inovação nos currículos.  O fortalecimento das escolas de Ensino Fundamental conforme a legislação federal, demanda a formação continuada de professores. Nesse sentido, a parceria entre iungo e Seduc-MA tem realizado percursos formativos para docentes das diferentes áreas de conhecimento, a partir da perspectiva da Educação Ambiental. 

Foto: Marcus Desimoni-Nitro_Acervo iungo

A diretora de Educação do Instituto iungo, Alcielle dos Santos, destaca a relevância do programa e de parcerias que fortalecem a formação de educadores em todo o país. “O Escola das Adolescências dialoga com uma das maiores necessidades do século XXI: os letramentos nas áreas do conhecimento desde a educação básica. A aproximação com as adolescências, reconhecendo suas pluralidades e especificidades, é fundamental. Para o iungo, é uma alegria compor com a rede de ensino do Maranhão e também atuar em parceria com  o Ministério da Educação (MEC) nesta iniciativa, considerando duas frentes centrais: a Educação para as relações étnico-raciais e a Educação ambiental, que precisa dialogar com a pauta das mudanças climáticas e de sustentabilidade. São esforços conjuntos que reforçam o compromisso do iungo com a formação e o desenvolvimento dos professores para transformar a educação no Brasil, em articulação com as maiores necessidades atuais da humanidade”, explica. 

Foto: Arquivo pessoal

Katarine Baldez, assessora da Superintendência de Gestão do Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem na Seduc-MA, ressalta a importância da parceria com o Instituto iungo e os impactos do programa Escola das Adolescências para professores e estudantes no estado. “A parceria entre o Instituto Iungo e a Seduc é uma contribuição essencial para o Programa Escola das Adolescências. O percurso formativo tem como objetivo apoiar professores e escolas na construção de práticas pedagógicas mais significativas, que dialoguem com os interesses e realidades dos adolescentes. Além disso, orienta o desenvolvimento das ações dos Clubes de Letramento, fortalecendo sua implementação nas escolas. Esse trabalho colaborativo busca garantir trajetórias escolares de sucesso, valorizando o protagonismo estudantil e promovendo a recomposição das aprendizagens nos Anos Finais do Ensino Fundamental”, avalia a gestora.

Webinário de lançamento do Percurso Formativo do Programa Escola das Adolescências reúne educadores do Maranhão 

No dia 4 de agosto, aconteceu de forma remota a abertura do Percurso Formativo para o Programa Escola das Adolescências no Maranhão. O webinário contou com a participação de quase mil educadores de várias regiões do Estado. Na ocasião, o Instituto iungo apresentou o percurso formativo para apoiar a implementação dos Clubes de Letramento para as 4 áreas do conhecimento e que serão trabalhados em diálogo com a educação ambiental. 

Foto: Arquivo pessoal

 

De acordo com Eliane de Siqueira, formadora do iungo, esse processo reafirma a importância do diálogo e ações contextualizadas significativas para professores e estudantes. “Conectar essas propostas com os clubes de letramento e ampliá-las com o olhar para a Educação Ambiental é uma preciosa oportunidade de conhecer e mobilizar os estudantes para que possam se apropriar das demandas existentes em suas comunidades e, com isso, atuarem como agentes de transformação, contribuindo para a conservação ambiental”, afirma.

 

Foto: SEDUC AM

 

As experiências pedagógicas no território maranhense são um destaque também para Marisa Balthasar, formadora no iungo. “A experiência de tematizar com as educadoras e os educadores maranhenses as práticas de letramentos e multiletramentos que promovem é sempre muito significativa: há um repertório de experiências pedagógicas enraizadas nas comunidades que podem ser muito estruturantes para a qualificação das aprendizagens, no âmbito da Escola das Adolescências”, conclui.

 

Conheça outro exemplo de colaboração com impactos positivos na valorização de professores e da educação: Parceria entre iungo e rede do Tocantins torna-se exemplo de valorização dos professores

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