Podcast ‘Vamos falar de escola?’ aborda sobre o compromisso e o engajamento com a profissão docente

Segunda temporada do podcast é inspirada na tese ‘O que é ser um bom professor?’

A escola, desde a infância, é um lugar encantador para o Vitor Fiuza. Frequentar esse espaço, aprender com os professores, inspirou o que ele viria a fazer no futuro. “Com 10 anos, escrevi um currículo e coloquei que havia cursado Pedagogia. O tempo passou, me formei e fui tranquilo assumir uma sala de aula, afinal, eu gostava de estudar, da escola. No entanto, ser aluno e depois estar do outro lado é muito diferente. Foi desafiador e incrível ao mesmo tempo. É testar, fazer, errar e acertar”, diz.

Vitor Fiuza e Arthur Muniz
Vitor e Arthur participaram da segunda temporada do podcast

Vitor levou a sério o que se propôs quando criança. É pedagogo, especialista em Educação Bilíngue e Plurilíngue pela PUC Minas, mestrando em Educação e especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também é autor de livros didáticos de Matemática do SESI-MG. Atualmente, dá aulas para o 5º ano de Matemática e Robótica na rede pública municipal de Belo Horizonte. O professor tem projetos realizados em parceria com uma das nossas formadoras, Tailze Melo, formadora do EntrePares. O programa apoia redes públicas de ensino na promoção de mentorias entre professores experientes e iniciantes, como também formação docente.

No terceiro episódio da segunda temporada do podcast ‘Vamos falar de escola?’, Fiuza comenta sobre o que caracteriza um bom profissional docente. Segundo o professor, “Um bom professor precisa investir em formação continuada de qualidade. Penso na importância de uma atualização constante, tendo em vista o mundo em que essas crianças estão inseridas. Outro ponto é estar ciente do impacto do professor na vida dos alunos. Reconhecer a nossa influência na vida dos estudantes. Isso nos instiga a estudar continuamente e a fazer o nosso melhor nessa profissão”, afirma.

O Arthur Muniz da Silva, de 11 anos, é um dos estudantes que admiram o trabalho do Vitor. As aulas divertidas, com maneiras diferentes de ensinar são sempre lembradas por ele, que agora está em outra escola. “Em 2023, quando fui aluno dele, gostei muito de como eram as aulas. Ele fazia atividades em grupo com a turma, utilizava jogos. Trabalhamos com xilogravura, passeios em museu. É muito legal a forma como ele trabalha. Depois de ser aluno do Vitor, ser professor pode ser uma opção no futuro, pra mim”, comenta.

Arthur Muniz
O estudante Arthur Muniz, 11 anos.

Esse e os demais episódios em homenagem à profissão docente são inspirados na tese ‘O que é ser um bom professor?’, do pesquisador e presidente do Instituto iungo, Paulo Andrade. A pesquisa analisou as respostas de mais de 280 professores de todo o Brasil, sobre o que caracteriza um bom professor.

Quer ouvir essa e outras histórias disponíveis? Basta acessar o Spotify, Deezer, Amazon ou outro tocador da sua preferência. A programação também está disponível no site – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/. A segunda temporada está sendo disponibilizada semanalmente, sempre  às quintas-feiras. E o melhor, é indicada para todas as idades! 

O podcast ‘Vamos falar de escola?’ é uma parceria do Instituto iungo com a rádio Itatiaia, maior grupo de comunicação de Minas Gerais e a rádio mais ouvida do Brasil (Kantar IBOPE Media), para ampliar o alcance da mensagem pela valorização da educação de qualidade e dos profissionais que a transformam todos os dias em sala de aula.

Conteúdo Relacionado

[user_registration_my_account]