Podcast ‘Vamos falar de escola?’ estreia segunda temporada com homenagem aos professores

Episódios mostram a relação dos professores com a profissão, com os estudantes e a escola

Para celebrar o mês dos professores, o Instituto iungo, em parceria com a Itatiaia lançam a segunda temporada do podcast ‘Vamos falar de escola?’. A partir do dia 03 de outubro, João Felipe Lolli, jornalista, e Paulo Andrade, presidente do iungo, conversam com professores sobre ‘o que é ser um bom professor?’. O questionamento é o tema desta edição especial, inspirada na tese de mesmo nome, produzida pelo presidente do Instituto. A pesquisa ouviu mais de 280 professores de todo o Brasil para entender o que caracteriza um bom professor, na visão de quem exerce a profissão. Durante a análise, concluiu-se que um bom professor se destaca pela excelência, a ética e o engajamento. Além das dimensões citadas, o estudo revelou a empatia como mais outro quesito.

No primeiro episódio, vamos conhecer a Tatiana Cândido, professora de Biologia na rede pública municipal de Belo Horizonte e na rede pública estadual de Minas Gerais. Entre as características que destacam a Tatiana enquanto professora, está a empatia. Na pesquisa, um professor empático segundo Paulo, é aquele que pratica a escuta e o cuidado com o outro, que se coloca no lugar dos estudantes. “Ao analisar as entrevistas, vimos que ser um professor empático é também compreender as necessidades dos alunos, auxiliar para uma aprendizagem significativa e no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens no ambiente escolar”, explica.

Tatiana Cândido, professora de Biologia
Tatiana Cândido, professora de Biologia, acredita que todos podem aprender.

Exercer a empatia está em tudo o que a Tatiana faz. Desde as aulas particulares que dava na adolescência ou em projetos com alunos em contextos de vulnerabilidade social. A professora de Biologia entende que todos têm o direito e podem aprender. Concretizar isso, demanda enxergar o aluno de forma integral. “Não dá para dar aula invisibilizando o sujeito que está para aprender. é preciso ver esse aluno para além da escola. Todos podem aprender, porque são diferentes saberes. Já tive alunos com paralisia cerebral, então trabalhei com oralidade, ou seja, outras formas que o aluno tenha condição de exercer o saber. Eu acredito que a empatia segue nesse sentido, de tornar o outro importante”, afirma.

A professora de Biologia foi uma das participantes do Residência iungo. O programa, idealizado pelo Instituto iungo, se configura como uma verdadeira comunidade de aprendizagem, onde são incentivados a colaboração e a troca de experiências e conhecimentos entre os professores e gestores das redes públicas e privadas de ensino de todo o país.

Onde ouvir

Para ouvir esse episódio e a playlist da primeira temporada, é só acessar o Spotify, Deezer, Amazon ou outro tocador da sua preferência. A programação também está disponível no site – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/. A segunda temporada será disponibilizada semanalmente, a partir do dia 03 de outubro, às quintas-feiras. E o melhor, é indicada para todas as idades.

O podcast ‘Vamos falar de escola?’ é uma parceria do Instituto iungo com a rádio Itatiaia, maior grupo de comunicação de Minas Gerais e a rádio mais ouvida do Brasil (Kantar IBOPE Media), para ampliar o alcance da mensagem pela valorização da educação de qualidade e dos profissionais que a transformam todos os dias em sala de aula.

[user_registration_my_account]