Podcast ‘Vamos falar de escola’ mostra a relevância da matemática dentro e fora da sala de aula

Produção é uma parceria entre o Instituto iungo e a rádio Itatiaia, uma das maiores do país

Para fazer um bolo pela primeira vez, seguimos as medidas da receita. Se vamos abastecer um veículo, calculamos o preço do combustível e a quantidade de litros. A matemática está presente no cotidiano e tem importância tanto na vida escolar quanto nas atividades, das rotineiras às complexas. A matemática para além da sala de aula é o tema do quarto episódio do podcast ‘Vamos falar de escola?’, produção em parceria entre o Instituto iungo e a rádio Itatiaia. A conversa é com Maria Ignez Diniz, doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística (USP) —, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática — e diretora do Mathema – Grupo de Pesquisa e Formação na área de Matemática.

Para Maria Ignez, a matemática auxilia na reflexão, no planejamento e nas ações a serem realizadas em qualquer área. “A função da matemática é ser formativa. Precisamos mostrar o potencial que a matemática tem de aprimorar e desenvolver outras habilidades, de desenvolver a pessoa integralmente”, diz.

A matemática, muitas vezes, é vista como difícil, distante da vida prática. Desmistificar essa disciplina é mostrar aos estudantes que o objetivo não deve ser somente chegar à resposta exata. Antes disso, é válido compreender todo o trajeto e os parâmetros que levam ao resultado.

Mulher branca, cabelos curtos grisalhos, de óculos, blusa de manga curta preta e colar branco.
Maria Ignez, doutora em  matemática pela USP

“Precisamos conscientizar os estudantes sobre a importância de entender o processo de aprendizagem da matemática. Não é a equação que vai ensinar, mas o processo de aprendê-la vai mostrar como desenvolver estratégias, pensar por etapas”, afirma.

 

Nesta 1ª temporada, já falamos de Amazônia, da relevância da escola e também sobre a comunidade escolar. Já ouviu? Não deixe de conferir os episódios, com apresentação de João Felipe Lolli, da Itatiaia; e co-apresentação de Paulo Andrade, presidente do iungo. Estamos no Spotify, Deezer, Amazon e nas demais plataformas de áudio. A programação também está disponível no site – https://iungo.org.br/podcast-vamos-falar-de-escola/.  A periodicidade é quinzenal e indicada para todas as idades.  

O podcast ‘Vamos falar de escola?’ é uma parceria do Instituto iungo com a rádio Itatiaia, maior grupo de comunicação de Minas Gerais e a rádio mais ouvida do Brasil (Kantar IBOPE Media), para ampliar o alcance da mensagem pela valorização da educação de qualidade e dos profissionais que a transformam todos os dias em sala de aula.